GeralSlide

Crianças mantidas em cárcere privado em Santa Teresa

Crianças tidas como desaparecidas, são encontradas pela polícia trancadas, sem contato com o sol, em ambiente insalubre com animais famintos e amarrados pelos pés, o inquérito segue em segredo de justiça

49541335-5c9f-4404-bb21-579037402adf Crianças mantidas em cárcere privado em Santa Teresa
Cama onde as crianças dormiam

O caso aconteceu no  Vale das Bençãos em Santa Lúcia, município de Santa Teresa.   O Conselho Tutelar de Santa Teresa recebeu uma denúncia de que crianças que moravam no Vale de Bênçãos em Santa Teresa estavam  desaparecidas  As crianças foram vistas por um tempo, depois não foram mais vistas, porém vizinhos suspeitaram que havia alguém na residência. Foi informado também pelo denunciante, que as pessoas que moravam na casa, eram suspeitas, uma vez que raramente apareciam e crianças haviam sido vistas com eles.

A polícia Civil e Militar acompanhou os Conselheiros Tutelares que ficaram acampados à noite, esperando, somente às 23h, ou menos meia-noite, eles voltaram, e 3 crianças foram encontradas dentro de casa e em seguidas abrigadas pelo Conselho Tutelar às 03h da manhã.  

A promotora de Justiça Vera Lúcia Murta Miranda esteve na Rádio Canaã trazendo à população um assunto que comoveu a sociedade teresense.

“[…Tem uma menina de 13 anos, uma menina de 7 e um menino de 3, que parece que tem 2 aninhos de tão pequenininho, extremamente raquítico, a mãe tem indícios de possuir um transtorno mental, pois ao que tudo indica, ela tem um certo desequilíbrio, mas isso não foi comprovado ainda.

c453d305-9f65-4589-8b44-49855ade23b5 Crianças mantidas em cárcere privado em Santa Teresa
Comida azeda com bichos sobre o fogão, as crianças ficavam sozinhas, trancadas

Situação de cárcere

O pai mora no Rio de Janeiro, e que vem todo final de semana aqui, e que via aquilo e permanecia concordando.  As crianças estavam presas em casa, num quarto, com colchões no chão, com muita comida estragada, muita e muita comida estocada e muita comida podre, típico de cativeiro mesmo.  Agora vem a pior parte, que chega a ser macabra, eu vi uma cena de filme de terror, animais amarrados pelos pés, cabrito, porco, galinhas, todos extremamente magros, tivemos que soltar. Eu não sei se era para ritual ou se era para comer. O delegado que está investigando ficou extremamente chocado com o que viu. As crianças ficavam no meio do lixo, dentro da própria casa, com muito rato. situação de cativeiro mesmo.     

Mistérios a ser desvendados

[…Na casa foram encontrados muitos testes de gravidez, talvez haja também abuso sexual, tudo está sendo investigado. Segundo o delegado, o vizinho que viu deveria ter denunciado antes, mas ele, coitado, eu também vejo o lado do vizinho, ele não sabia do que se tratava, quem era aquele homem, quem era aquela mulher que saia todo dia de manhã e deixava as crianças presas em casa. As crianças nunca foram ao médico, nunca foram à escola.         A denúncia chegou que as crianças estavam desaparecidas. 

É necessário denunciar

[…Denunciem, porque é um ato cristão, de generosidade, de um cidadão e uma cidadã mais esclarecida, eu acho que ela fortaleceu aquele cidadão, incentivou que ele denunciasse e assim nós salvamos três crianças. Isso permaneceu em segredo, agora já não está tão em segredo assim, as crianças estão protegidas, a mãe foi presa, mas a custódia soltou, mas acredito que ela vai ser presa novamente. Por um período, essa mulher frequentou até uma igreja evangélica aqui na cidade, mas as crianças nunca foram vistas, portanto ainda não sabemos se é rapto, ou é para mandar para outro lugar do mundo.  

e5107c91-1975-4fdc-a74d-cd1f45fbef8f Crianças mantidas em cárcere privado em Santa Teresa
Animais amarrados pelos pés, além do cachorro tinha cabrito, porco e galinhas

 

O pai

[…O pai é advogado, tem formação superior, por isso que não dá pra acreditar que um pai via os seus filhos passando por aquela situação e nada fazia. Então, tem muita coisa ainda a ser esclarecida. Pelo ambiente que se via ali naquele local, as crianças não tomavam sol.         Alimentavam pessimamente, porque eu fui no primeiro dia de alimentação delas, e elas comiam vorazmente, que judiação! Que dor no coração! Subtrair da criança, o direito à vida, porque o sol é vida, há vida nessa energia, e a escola, a saúde, a dignidade.    

As crianças

As crianças eram orientadas a não botar a cara lá fora, eram presas em casa, não saíam. Mas quando a polícia, por ordem do juiz, não encontraram ninguém, achavam que eles tinham fugido, mas não, ao checarem perceberam que o casal deixou muita coisa para trás, inclusive documentos, não se sabe se são verdadeiros.  Não temos certeza se aquelas crianças são filhos dela, pois a mãe contou muitas mentiras, 

Os policiais e os conselheiros ficaram acampados à noite, esperando, eles imaginavam que iam voltar, como não voltaram logo, somente às 23h, ou menos meia-noite, eles voltaram, e  as crianças foram abrigadas 03h da manhã.      

Agentes comunitárias

Fica uma pergunta: Onde estão as agentes comunitárias? Que tem que passar nas casas para saber o que está acontecendo na região, agora, as agentes comunitárias têm que justificar. [… Eu espero que todos tomem conhecimento e que essa abordagem aí, isso seja discutido nas igrejas, nas comunidades, nos centros comunitários, na sociedade de uma forma geral, porque é nossa responsabilidade cuidar dessa parte.     

A nossa sociedade está com a saúde mental debilitada.  Nós temos um problema de saúde mental gigante aqui no Estado, e não temos como ajudar essas pessoas, esses pacientes.   Não possuímos residências inclusivas e essas pessoas vão acabar, todas elas, pode escrever, como moradores de rua que as pessoas tanto combatem, porque o Estado tirou os manicômios, abriu as portas e os loucos saíram, vão para onde?  Para a rua, pois a família não quer.   A doença mental, a saúde mental, hoje é um gênero de primeira necessidade.   

A redação entrou em contato com o Conselho Tutelar de Santa Teresa e perguntou quais os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescentes foram violados, a conselheira Brunela disse que o caso estava sobre segredo de justiça, pediu que o repórter enviasse as questões por e-mail, porém não houve retorno. Assim que houver um posicionamento, atualizaremos a matéria. 

1d7d7860-12cf-4ae0-96bd-dc7f6c404435 Crianças mantidas em cárcere privado em Santa Teresa

Confira o vídeo

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408

6 comentários sobre “Crianças mantidas em cárcere privado em Santa Teresa

  • Bom dia, sou agente de saude do bairro Alvorada e vila nova e com certeza eu conheço toda a minha área, fico indignada com uma situação dessa, mas vc não pode generalizar todas as agentes, …somos 9 equipe, isso tem que ser abordado com a equipe penha centenário…

  • This is an excellent article! I appreciate the depth and clarity with which you addressed the topic. Your insights are valuable and provide a lot of useful information for readers. It’s clear that you have a strong understanding of the subject matter, and I look forward to reading more of your work. Thank you for sharing your knowledge and expertise.

  • Eu me mudei de lá do vale de bênçãos a 20 dias. O pão das crianças passava tds os dias a noite para sta tereza. E só voltava meia noite.eu sempre desconfiei desse casal eles eram muito estranhos e o escolar parava na porta deles .eu nunca vi essas crianças estudarem.pois morei lá oito anos.pra mim eles são uns psicopatas.se fosse advogado não iriam morar no meio do mato.

    • Voce sabe quem é a mãe? Dizem que é professora de canto.

Fechado para comentários.