CulturaSlide

Cuidados a serem tomados em relação ao coronavírus

Por Maria Aparecida Rampinelli

1- Provavelmente teremos casos do Cov19 no Brasil, de 14 a 28 dias após o carnaval. A vinda de grande número de turistas com as aglomerações de pessoas deve servir de base para o início da propagação por aqui.

2 – O vírus se propaga mesmo na fase em que a pessoa portadora ainda não apresenta a doença, portanto pessoas aparentemente sadias podem disseminar a doença.

3 – Baseado nas observações 1 e 2, a partir desta semana e nas próximas 3 vindouras, devemos nos proteger. O vírus possivelmente já estará entre nós, mas de forma latente.

4 – Vejam o que ocorreu na Itália e Coreia no último final de semana. De uma hora para outra o número de doentes se multiplicou brutalmente. Na verdade já estavam lá, mas ainda não manifestaram a doença e estavam contaminando os outros.

5 – Conforme escrevi no item 3, protejam-se a partir de agora. Usem máscaras em locais públicos ( trabalho, salas de aula, consultórios, hospitais). Evitem transporte coletivo ou usem máscara se precisarem do mesmo.
Lavem as mãos sempre que lembrarem e passem vinagre e não álcool gel.

6 – O vírus sobrevive em superfícies de móveis e objetos por cerca de 7 a 9 dias,
se não forem higienizadas.

7 – para quem ainda não comprou, tenham máscaras tipo N95.

8 – Tamiflu, é mais indicado para vírus do tipo influenza, mas pode ajudar no combate ao CoV19. E mais eficaz quando combinado a outros antivirais (utilizados no tratamento do HIV, por exemplo).

9 – Só viagem se for muito necessário.
Os melhores lugares quanto a circulação de ar nos aviões, são os dianteiros os traseiros têm o ar mais saturado.

10 – A mortalidade do vírus inicialmente era de 1,8% dos casos atualmente está em 3,2%, o que mostra que ainda não temos muitas informações precisas
A China já admitiu que 20% dos casos são severos ( precisam de UTI). As pessoas com mais de 60 anos e imunossuprimidas tem maior risco.
Há poucos casos graves em adultos jovens e crianças .