Decreto mantém comércio fechado no ES até 12 de abril
De acordo com o documento há novas exceções e define protocolos mais rígidos para os serviços essenciais.
O anúncio foi feito governador do Espírito Santo, Renato Casagrande nesta quinta-feira (2), que um decreto será assinado para manter o fechamento do comércio até o dia 12 de abril. Segundo ele, o documento também define protocolos mais rigorosos para os serviços essenciais, que estão em funcionamento, como supermercados e postos de combustíveis.
Porém disse que outros setores poderão operar em horários específicos, como materiais de construção e lojas de serviços automotivos que poderão abrir a partir de segunda-feira (6), das 10h às 16h. As lojas localizadas dentro de shoppings e centros comerciais permanecerão fechadas.
O fechamento do comércio já havia sido determinado pelo Governo Estadual no dia 20 de março, até o dia 4 de abril. Desde o início da quarentena, setores de alimentação, farmácias, postos de combustíveis e cuidados animais foram autorizados a funcionar, com restrições.
Por causa da Páscoa, o Governo também autorizou o funcionamento das lojas de chocolates, a partir de segunda-feira. Casagrande disse que, se houver disciplina, outros serviços podem voltar a acontecer.
Restaurantes localizados às margens das rodovias poderão funcionar em qualquer horário, desde que não esteja na área urbana. A autorização é válida a partir da publicação do decreto.
Na Construção Civil, o serviço poderá acontecer entre as 8h30 e as 18h.
As medidas têm como objetivo evitar aglomerações e impedir o avanço do novo coronavírus (Covid-19). Nesta quinta-feira (2), o Estado registrou a segunda morte pela doença.