Dedé, na galeria dos imortais
Uma das grandes estrelas do futebol de Santa Teresa de todos os tempos está entre nós, Sim estamos falando de Valter José Pancieri, o Dedé. Que começou sua trajetória no Juniores de Ibiraçú e depois transitou pelos grandes brasileiros, Campeão pela Desportiva e Colatinense campeão paranaense pelo Atlético Paranaense, Bicampeão pernambucano em 96 e 97 pelo Sport e Vice campeão da Comnebol pelo Atlético Mineiro em 1995, além de passar pelo, América Paulista, Atlético Mineiro, Vasco, Botafogo, Guarani, Vilavelhense, Serra e Stuttgart da Alemanha.
No sport, avaliado por críticos e torcedores, foi indicado a fazer parte da Seleção Imortal na posição de ala esquerda, em comemoração ao centenário do clube.
Dedé viveu toda a sua infância no distrito de Santo Antônio do Canaã, seus pais ainda moram lá. A primeira porta que se abriu na sua vida de jogador foi no Juniores de Ibiraçú. Disputou uma segunda divisão pelo Santa Maria de Jetibá, Logo depois veio uma oportunidade na equipe Desportiva Ferroviária. Dando um pontapé inicial na carreira e uma visão mais ampla no contexto futebol nacional, Dedé foi para São José do Rio Preto-SP jogar pelo América o disputado Campeonato Paulista. Em seguida disputou o seu primeiro Campeonato Brasileiro jogando pelo Sport Recife de Pernambuco.
“ A experiência que mais me marcou foi jogar pelo sport, pois joguei o Campeonato Brasileiro em uma equipe de destaque e com jogadores como Juninho Pernambucano, Fábio e outros que chegaram à Seleção Brasileira.” Explica.
Pancieri jogou profissionalmente dos 19 aos 39 anos. Após anunciar sua aposentadoria, Dedé recebeu vários convites de clubes para seguir carreira fora dos gramados dirigindo equipes e empresariando jogadores, depois de longa reflexão, optou por retornar para sua cidade priorizando a família e igreja.