ColunistasGeralSlide

Desafios e perigos das Redes Sociais

Por Marcelo Domingos Neto – Analista de Sistemas (Bacharel em Sistemas de Informação); Licenciado em Matemática; Especialista em Gestão Empresarial; Especialista em Informática na Educação.

As Redes Sociais, são estruturas virtuais, compostas por pessoas conectadas  que compartilham entre si objetivos comuns. Baseado no documentário “O Dilema das Redes” a BBC NEWS, nos aponta algumas estratégias utilizadas por essas mídias, que determinam o quanto acessamos de uma Rede.

Saiba que quando não estamos pagando por um produto, isso quer dizer que nós somos o “produto”, ou seja, o nosso tempo é o que enriquece as mídias de comunicação, quanto mais tempo passamos nas Rede Sociais, mais consumimos anúncios, ofertas e conteúdos, esse é um dos motivos por exemplo que as operadoras de telefonia nos fornecem de “graça” navegação, justamente para que fiquemos online. Como somos produtos, então as tecnologias por trás das Redes Sociais são desenvolvidas cuidadosamente para nos influenciar. Exemplos: barra de rolagem infinita – criada para que não tenha fim nossa navegação, recomendações de vídeos, botões de curtir e principalmente as notificações que recebemos, nos levando a todo momento para dentro de alguma mídia de comunicação.

Estando influenciados, para que permaneçamos, recebemos doses de “falsas recompensas”, estudos psicológicos apontam, que quando nos sentimos “queridos” nas Redes Sociais, nosso cérebro libera doses de dopamina, permitindo-nos uma sensação de prazer, e quando acontece o contrário, quando percebemos que somos ignorados, sentimos tristeza, raiva e insegurança. Ambas sensações viciam.

E como não bastasse temos os perigos das Fake News, segundo pesquisas essas espalham-se seis vezes mais rápidas que notícias verdadeiras, em consequência rendem mais dinheiro. 

O intuito dessa matéria não é conspurcar as Rede Sociais, e sim demonstrar que elas são desenvolvidas para que passemos, sem perceber o maior tempo possível consumindo-as. Diante de tal é essencial dosar vida real com vida virtual, palco com bastidor. Portanto não seja passivo, reflita sobre as recomendações que estão recebendo, prefira fazer suas próprias buscas e pesquisas, mantenha por um determinado momento o celular longe de você, desative ou silencie suas notificações, essa é a principal isca para te levar para as Rede Sociais. Conecte-se somente quando quiser e não permita o contrário. Seu tempo vale ouro, e é a sua atenção que faz essas indústrias enriquecerem, então não faça parte de uma engrenagem que pode roubar teu bem mais precioso.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408