Descarte de Lixo Eletrônico
Marcelo Domingos Neto – Analista de Sistemas, Especialista em Gestão Empresarial.
Como você faz o descarte do seu lixo eletrônico? Vamos fazer da forma correta?
Hoje em dia tudo muda muito rápido! As tecnologias se aprimoram a todo momento para facilitar as nossas vidas, e com isso produzimos lixo eletrônico de forma exagerada, onde pesquisas apontam que 97% desse material eletrônico inservível vai parar no lixo comum, isso quer dizer que esse material que não sofre decomposição natural, além de gerar o entulho, pode contaminar solo e lençóis freáticos, podendo causar prejuízos imensuráveis ao meio ambiente, sendo que esse material pode e deve ser reciclado; desde peças plásticas às metálicas, servem como matéria prima em outros produtos ou novos equipamentos.
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, tanto o fabricante do produto, quanto o comerciante e o consumidor possuem igualmente responsabilidade com o lixo eletrônico que é produzido, sendo assim, nós consumidores temos a função de tentar diminuir com a produção de lixo e resíduos eletrônicos principalmente de duas formas: escolhendo produtos que possuam maior durabilidade e avaliando a real necessidade de troca do equipamentos que possuímos;
Descarte o lixo eletrônico na coleta seletiva, somente se você tiver certeza que a cooperativa que recebe esses resíduos tenham compradores para tal, do contrário existem pontos de entrega voluntária em shoppings, redes de supermercados e principalmente na loja onde você comprou seu equipamento, essa tem a obrigação de receber seu lixo eletrônico e descartá-lo corretamente posteriormente. Se todos cooperarem podemos usufruir dos aparatos tecnológicos sem prejudicar o nosso planeta. Ano novo, vida nova!