Dificuldade na viabilidade do traçado causa atraso nas obras do calçamento do Caravaggio
Dificuldade no estudo do traçado, atrasa as obras do calçamento. O engenheiro da obra pede colaboração dos proprietários na definição dos limites da área a ser pavimentada. Mas a empresa garante que estará dando continuidade nas obras a partir da próxima semana.
A dificuldade na definição do traçado que será pavimentado na estrada do Circuito Caravaggio é a principal causa da morosidade na continuação das obras de calçamento da rodovia que está a cargo da Alpes Engenharia, empresa vencedora da licitação.
Quem explica a situação, é o engenheiro responsável pela execução da obra, Sandro Smiderle. “Tínhamos feito um planejamento de começar a obra pelo final para causar menos impacto, mas nos deparamos com um problema na hora de definir o traçado pois a obra contempla uma ciclovia, então nós precisamos de 3 metros para cada mão e mais 1,5 m. para a ciclovia, ou seja necessitamos de pelo menos 7 metros e meio de pista. Acontece que em certos trechos temos que entrar um pouco na propriedade de alguém e em outros trechos cortar algumas árvores, nosso desafio é causar o mínimo de impacto tanto para o meio ambiente quanto para os moradores locais”. Explica.
Sandro conta que ao falar com um proprietário sobre a necessidade de entrar um pouco no terreno, este disse Não. “Na minha propriedade não deixo”. Esse tipo de reação tem preocupado o engenheiro que pede a colaboração de todos os moradores do Circuito no sentido de colaborarem com o desenvolvimento da obra. “Ainda bem que até agora foi só um que reagiu assim, espero que todos contribuam para a benfeitoria”. Sugeriu.
O professor aposentado morador de Vitória, Guilherme mattos, diz que Santa Teresa está frequentemente em sua rota de viagens e se diz conhecedor do Circuito Caravaggio e falou sobre as expectativas para o circuito a partir do calçamento. “Acredito que se o projeto for seguido incluindo a ciclovia, vai com certeza ser um divisor de águas para os empreendedores do circuito conferindo mais segurança, beleza e qualidade aos visitantes, moradores e empresas locais. Afirmou.
Ainda segundo o representante da Alpes Engenharia, Smiderle, na próxima semana já deve estar concluída a elaboração do traçado. “Uma vez definida essa etapa, vamos pegar firme, pois o tempo não tem ajudado, tivemos duas semanas de chuva, com isso fica difícil o uso das máquinas. Mas acredito que na próxima semana estaremos nos movimentando em vários pontos, não só do final para o começo, mas em vários trechos para acelerar os trabalhos, uma vez que a chuva deve dar uma trégua. Finalizou Sandro.