Do chão da caatinga para as montanhas capixabas
Aline Leal
A Escola Santa Catarina realizou no dia 22 deste mês, o lll Sarau Cultural com o tema: “Do chão da caatinga para as montanhas capixabas”. O evento organizado pelos professores: Elisa Alves e Paulo Rogério Torezani começou às 18:30hs e terminou às 20:30hs com sucesso de público e crítica.
Na abertura, uma peça teatral em 3 atos, com uma miscelânea da cultura nordestina, com trechos de músicas, poesias dos artistas, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto, Dorival Caymmi, entre outros.
Apresentou se depois, o trecho de duas obras: A primeira de Ariano Suassuna, Auto da Compadecida/O julgamento de João Grilo, que contagiou o público e a segunda, de Dias Gomes, O Pagador de Promessas..
Concluindo com interpretações de músicas de artistas conhecidos, representação de danças típicas como Quadrilha de São João e o Frevo Pernambucano. Houve também a apresentação de um coral com a participação do grupo e uma dança de roda que motivou a participação do público.
Presença no Sarau também comidas típicas nordestinas como; Bobó de camarão, cocada mole e tapioca com carne seca.
A professora Elisa Alves explica que o sarau apresenta duas vertentes pedagógicas: A ampliação de conhecimento sobre determinada cultura humana e a integração dos estudantes, disse ainda que para um bom resultado, todos devem se ajudar, e desenvolver uma atitude proativa. “É lindo ver como os jovens crescem nesse aspecto. E não querem fazer de qualquer jeito. É incrível a diferença do desempenho de cada um, comparando-se o início dos ensaios e o dia da apresentação. Nossos alunos e alunas são ótimos! Não nos deixam desanimar. São eles e elas que passam o primeiro trimestre levantando as possibilidades para o sarau, apesar do ritmo intenso de estudos, material extenso e professores muito exigentes. Então é surpreendente que também consigam dedicação a um evento assim,.são muito colaborativos. Conta.
Sou professora há 34 anos, mãe de Odara (18) e Bruno (16), moro em Santa Teresa há 18 anos, vindo de Brasília, onde se deu minha formação acadêmica em Letras e o mestrado em educação. Trabalho também com música, embora seja uma atividade menos regular que a sala de aula.