Doença do nosso século: medo
Por Jonas Mendes
“Medo” é o sentimento que melhor caracteriza o presente século. Os homens vivem inquietos, sem paz e desesperados por causa da insegurança do mundo. As fobias cada vez mais se multiplicam em razão do estresse e da angústia provocados pela desorganização da vida moderna. O que fazer? Como lidar com essa situação?
Há no mundo um medo generalizado que assola as pessoas individualmente, não importando sua posição social, idade ou formação acadêmica. Do cidadão comum ao mais rico, do iletrado ao culto, do homem do campo ao da cidade; todos estão cada vez mais atemorizados ante a avalanche de desmandos de toda natureza que se abate sobre o planeta. A crescente violência urbana tem gerado pânico e insegurança por toda parte. Ataques terroristas como o que sofreu os EUA em 11 de setembro de 2001, vêm acontecendo em vários países.
O medo do insucesso é também bem presente na sociedade, levando o ser humano a ser dominado pelo medo de fracassar em diversas áreas da vida (profissional, acadêmica, etc.). Assim, como o medo da morte onde muitos desmaiam de horror diante da morte. E também os que têm medo do futuro, as pessoas andam alarmadas e temerosas com o futuro econômico-político-social do mundo e quanto às péssimas previsões sobre a qualidade de vida no planeta. Diante disso, qual deve ser a postura quanto às incertezas e medos da sociedade de nosso tempo? Vejamos:
a) Não tema o futuro, você pode até planejá-lo, mas evite preocupar-se excessivamente com ele. A Bíblia afirma que os projetos humanos são falíveis, portanto, confie mais em Deus do que em seus próprios planos (Pv 27.1; Jr 8.20; Tg 4.13-15).
b) Confie em Deus, o medo deve curvar-se ante a fé genuína no Senhor (Sl 55.4,5,16-18). O homem desconhece seu futuro (Ec 9.1), razão pela qual deve confiá-lo somente a Deus (Sl 37.5-7; Mc 11.22; 1Pe 1.21).
Podemos vencer o medo fazendo a vontade de Deus, vivendo segundo a vontade de Deus, o que proporciona dormir em paz mesmo diante de grande tensão (Sl 3.1-5; Pv 3.24). Sua tranquilidade se baseia na certeza de que o Senhor agirá em seu favor.
Devemos buscar a presença do Senhor, em toda parte há os que moram em cidades violentas ou ameaçadas por catástrofes. “As famílias constroem suas casas e as sentinelas guardam as cidades, mas ambas as atividades são inúteis se o Senhor não estiver presente”.
Busque o refúgio do Senhor, a humanidade está mergulhada no medo porque o mundo jaz no maligno. Todavia, não há razão para temer. Deus preserva os que são seus (Gn 7; Sl 3). Os que se refugiam em Deus, descansam em segurança (Sl 91).
A vitória sobre o medo está no amor. A Bíblia diz que no amor não existe medo, ao contrário, o perfeito amor lança fora o medo (1 Jo 4.18). Amemos a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, e Ele nos guardará de todo mal e temor. Leia Lc 8.50; 12.7,32