É época de vindima!
Por Nádia Alcalde
Vindima é nada mais, nada menos do que a colheita da uva! Essa palavra apareceu pela primeira vez em uma citação bíblica e se refere ao momento de derrubada das videiras. No Brasil e em outros países da América do Sul, a colheita acontece no início de janeiro e vai até a o fim de março, é quase sempre no período do verão quando a uva atinge a maturação ideal para ser colhida. Em tese o calor é responsável pela quantidade de açúcar da uva, quanto mais quente a região for, maior chance de proporcionar vinhos encorpados e frutados.
Por isso é um período delicado, muitos vinhedos são acompanhados pelos enólogos e viticultores com medições periódicas do nível de maturação, o objetivo é alcançar o açúcar e ácidos equilibrados para o vinho que se deseja obter!
A parte boa é que a colheita também costuma ser uma época de muita festa e alegria por todas as regiões produtoras do mundo, vale lembrar que o período de vindima é também o melhor para conhecer as vinícolas! Além dos parrerais carregados de cachos de uva, é possível ainda acompanhar a colheita e o processo de produção dos vinhos. É sempre comum ouvir histórias de que turistas ficaram indignados ao visitar vinícolas em época de dormência ou brotação da videira e não se conformaram por não ver nenhum cachinho de uva sequer…
É só uma questão de se programar para ir na época certa. Conhecer o Vale dos Vinhedos, aqui no Brasil nessa época é uma delícia e uma boa opção de turismo! Bento Gonçalves fica em festa com muitas atrações que valorizam a cultura e tradição do local. Tem pisa da uva, piquenique nos parrerais e o melhor é que é tudo regado a muito vinho!
Curiosidade: Em Santa Teresa as uvas vitiviníferas tem a poda invertida, essa técnica altera o ciclo da videira para evitar o período de chuvas e grande umidade, o amadurecimento é um período crítico e muita água pode diluir os sabores do vinho.