ColunistasDiomedes Antônio Mognato

E se esse ano, Papai Noel trouxesse vinho de presente?

Por Diomedes Mognato

Junto com a chegada do Natal, vem a expectativa para a hora da ceia, momento em que nos deliciamos com a comida e bebida junto de nossa família.
Os pratos são típicos, não é difícil imaginar o que preparar, não é? Mas, e os vinhos?
São tantas opções de bebidas, e escolher bem o que beber pode fazer a diferença para deixar tudo ainda mais especial.
Então, que tal neste ano você tirar um tempo para pensar melhor nos vinhos de natal e ver algumas sugestões que melhor combinam com os tradicionais pratos natalinos.

Aproveite as indicações e boas festas!

Nozes e castanhas
Antes de começar a devorar os pratos principais, é comum que os frutos secos como as nozes, castanhas, avelãs e amêndoas costumam estar à mesa. O ideal é que eles sejam acompanhados por um bom espumante brut, a melhor opção também para dar início as comemorações.

Salpicão
Existem diversas receitas de salpicão, todas com bastante ingredientes. Os mais comuns de serem encontrados são: frango, legumes, pimentão, passas, creme de leite e, até, frutas.
Para não ter erro, escolha um espumante brut branco ou um vinho branco com boa acidez, como os das uvas Riesling, Pinot Grigio e Sauvignon Blanc.

Peru, chester e demais aves
Os pratos com as aves podem ser acompanhados por um espumante brut branco ou rosé.
Também é possível combiná-los com vinhos rosés e brancos secos de boa estrutura. As uvas Sauvignon Blanc, Viognier e Chardonnay cumprem bem este papel.
Se o prato estiver acompanhado por algum molho adocicado, como o clássico molho de laranja, os vinhos brancos meio secos das uvas Gewurztraminer e Riesling podem ser boas opções.
Para aqueles que amam um vinho tinto, as melhores opções são os de corpo leve e sem muitos taninos, como o Pinot Noir.

Pernil, tender e demais carnes de porco
Os pratos servidos com molho adocicado, como uma calda de abacaxi, podem ficar melhores com os vinhos brancos das uvas Gewurztraminer e Riesling. Outra opção são os espumantes brut, com sua acidez elevada, podem ser bons parceiros limpando um pouco da gordura da carne.
Para quem prefere um vinho mais encorpado, o Chardonnay com passagem por barris de carvalho também é uma boa opção.
Para quem vai de tinto, as melhores opções são os Pinot Noir, Tempranillo e Merlot.

Bacalhau
Para os preparos com bastante azeite, a sugestão seria igualar a intensidade do prato com a do vinho. Para tal, um Chardonnay com passagem por madeira seria uma boa escolha.
Os preparos mais leves ficam ótimos com os brancos portugueses da casta Alvarinho e também os Vinhos Verdes Brancos, como confirmado pelo Concurso IWMC de Harmonização entre Vinhos e Bacalhau.
E para quem acredita que peixes somente combinam com vinhos brancos, engana-se.
Em Portugal a tradição é combinar o bacalhau com vinhos tintos. Afinal, segundo os portugueses, “bacalhau não é peixe, bacalhau é bacalhau!”
Rótulos tintos das uvas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca são os mais indicados.

Rabanada, panetone, chocotone e outras sobremesas
O panetone com frutas cristalizadas pode ser acompanhado por um espumante brut. Quem prefere um paladar mais doce, pode optar pelos espumantes demi-sec ou da uva Moscatel. Panetones de chocolate, os Chocotones, por conta da doçura ficam melhores com Vinhos do Porto ou Madeira.
Todas as sobremesas ficam melhores com vinhos doces.

E aí? Gostou das dicas? Agora você sabe como harmonizar perfeitamente a sua ceia ou levar um bom vinho para a casa de amigos e familiares, com certeza com estas dicas você tornará sua noite mais especial!