Edite Angeli lança seu novo livro Colocando sangue na escrita
Seixas Baré
Fotos: Marcelo Pita
A cerimônia de lançamento do “Colocando sangue na escrita” aconteceu na segunda (13) na Câmara Municipal de Santa Teresa com a presença dos familiares, autoridades e entidades ligadas à educação e às artes.
A escritora, poetisa e compositora Edite Angeli Meireles lançou na noite do dia 13 de maio, seu novo livro que narra a saga da família Angeli. A autora conta que esse trabalho vem coroar seu principal sonho: Legar aos descendentes a história da Família.
Sob o comando da artista Lilian Loriato que atuou como mestre de cerimônia, o lançamento da obra, foi na verdade uma noite de homenagens da área das artes à produção de sua confrade Edite Angeli que chega aos 75 anos, com a mesma verve que a consagrou.
Destaque para a dupla Maurílio Ramos e Maria Emília Meireles Ramos (genro e neta da escritora) que animaram o evento cantando músicas memoráveis como os clássicos italianos, os presentes também cantaram.
Compareceram à solenidade, autoridades e representantes de entidades das áreas da educação e das artes e também os vereadores Thiago Roldi e Mel. Destaque para a presença do ex-prefeito Claumir Zamprogno e do atual gestor da cidade, Kleber Medice da Costa, que recitou um poema de sua autoria, escrito especialmente em homenagem à poetisa.
O poeta Vilavelhense Fernando de Oliveira de 90 anos esteve na cerimônia prestigiando a confrade em seu momento glorioso, ocupou a tribuna, declamou e cantou louvores s Edite.
A diretora Lorraine Rangel, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), esteve presente prestigiando o lançamento da obra, em sua fala, coloca a professora poetisa, Edite Angeli como referência nacional por sua rica e sensível obra literária, destacando o exemplo de resistência e perseverança da história de vida da poetisa. “É um privilégio e um momento de grande emoção vivenciar o lançamento do livro escrito pela querida e sempre acolhedora Edite, que exerceu a carreira de educadora com excelência durante décadas e nos brinda com sua poesia e literatura, contribuindo de forma memorável para a Educação e a Cultura no Estado do Espírito Santo”. Vaticinou.
Representando a Aleast, a professora aposentada Gerusa Auxiliadora Loss Lopes frisou a importância e a representatividade de Edite Angeli em nível nacional que, por meio do seu trabalho literário, proporciona uma visibilidade cada vez maior à cidade de Santa Teresa.
Edite diz que está muito feliz com a concretização de um sonho. “Estou encharcada de alegria pelas chuvas de bênçãos recebidas, meus agradecimentos a todos os que se dignaram a prestigiar minha obra e especialmente ao Bruno Araújo por ter cedido o espaço e apoiado o evento, também agradeço à minha amiga Sônia Lambridt, (que vive hoje nos EUA) foi ela que me incentivou e me deu maior apoio para me dedicar às artes”. Explica.