GeralSlide

Entrevista com a Secretaria de Turismo do município Eliana Litke

a turismóloga Eliana Litke, 20 anos de experiência no setor, consultora do Sebrae e Senar e especialidade em empreendedorismo. 

20190726_082425 Entrevista com a Secretaria de Turismo do município Eliana Litke

Santa Teresa Notícia – Você já têm uma experiência com o turismo, já conhece a região. Como foi que você recebeu a proposta de estar sendo a titular desta pasta de Santa Teresa?

Eliana Litke – Sou moradora de Santa Teresa e conheço grande parte do município, principalmente as atividades relacionadas ao turismo. Quando recebi o convite, me senti honrada, mas encarei como desafio, apesar de já ter experiência no setor e ter desenvolvido alguns projetos nessa área, ser secretário de turismo em Santa Teresa é um compromisso de grande responsabilidade, pois sei o quanto as pessoas da cidade, sobretudo os empresários, esperam ações concretas que venham realmente a fazer um diferença. Sabemos do potencial que Santa Teresa têm em relação ao turismo, e quanto essa atividade é importante para a cidade, na geração de emprego, renda e oportunidades.
STN – Nosso turismo têm alguns freios, por exemplo, falta de estrutura e capacitação, não dá pra ousar.

Realmente. o que a gente percebe é que temos muita coisa para oferecer aos turistas mas, de certa forma, precisamos nos preparar muito. temos que nos profissionalizar mais,

É necessário nos organizar para receber o turista com qualidade. Para isso é preciso desenvolver um planejamento. Um plano participativo integrando as partes interessadas, principalmente empreendedores, mas não só, a comunidade, também têm que estar envolvida, para que possa pensar em ações conjuntas,e com isso melhorar alguns setores. 

STN – Você disse participativo?
Acredito que uma coisa participativa, integrada com as pessoas interessadas, envolvidas com a questão do turismo, é o caminho. Assumi há mais ou menos um mês, e estou ainda na fase de reconhecimento, de conversar com os setores envolvidos, traçar um planejamento. Estou em contato com parceiros, com pessoas da cidade envolvidas com turismo e daqui pra frente vamos planejar juntos. Estou planejando com um orçamento apertado, precisamos oferecer, capacitações, buscar ações, parceiros, esse é caminho que estou agora. 

Você falou da importância, da convergência de todo munícipe também estar ciente de ser uma cidade turística e todos ter esse olhar para o turismo. Importante esse envolvimento certo?
Com certeza. Acredito que a partir do momento que se têm um turismo de qualidade a cidade também terá uma vida de qualidade boa. Não temos como trabalhar turista e comunidade separados. Importante é que a cidade esteja bem primeiramente para receber o turista. Santa Teresa ficou conhecida pela qualidade de vida. As pessoas vem pra cá por causa do frio, do clima, receptividade, estrutura, de como a cidade está organizada. A qualidade de vida para a população é qualidade de vida para o turista também. As duas coisas andam juntas. É importante a comunidade entender isso. Que o turismo vem trazer renda, oportunidades.

STN – Santa Teresa tem essa vocação para o turismo, ela deve potencializar isso nos futuros anos?
Acredito que o turismo vai ser sua  principal fonte de economia e renda do município, a tendência é crescer cada vez mais. Quando buscamos parcerias, observamos o interesse das instituições em trabalhar alguma coisa, desenvolver algo em Santa Teresa porque acredita no potencial. No turismo de montanhas hoje, a referência era sempre Pedra Azul, mas já igualamos em mesmo nível, e a tendência é crescer. Precisamos nos preocupar em melhorar as estruturas, os equipamentos, estar mais profissionalizados, mais engajados nesse meio do turismo, enfim, é o caminho. As coisas vão se potencializando.