PolíticaSlide

Entrevista com Carlos Manato

A equipe do STN fez uma entrevista com o pré-candidato a governador do Estado, o médico Carlos Humberto Manato.

STN – Quem é Carlos Manato? 

Carlos Humberto Manato – Eu sou médico, 64 anos de profissão, 32 anos de casado, com uma médica que é deputada a federal agora, tenho 2 filhos que também são médicos, somos uma família de médicos, sou cristão totalmente conservador, Deus, pátria, família, contra o aborto, contra as drogas, contra a pedofilia, isso é um pensamento de como eu sou como pessoa, eu fico muito feliz em estar no partido do presidente da República. 

imgNoticia-1468000665956-300x300 Entrevista com Carlos Manato

STN – O senhor é o candidato do Presidente Jair Bolsonaro no ES, Isso lhe dá boa vantagem não?

Manato – Sim. Eu e o Presidente Jair Bolsonaro, temos uma história que começou nesse projeto político de ser candidato a presidente em 2016, no final de 2015, quando só tinha ele e o Eduardo, eu entrei nesse projeto, acreditando que ele é a única solução para transformar nosso país, para combater a corrupção, e nós trouxemos o Bolsonaro aqui no dia 31 de março de 2016, quando ele tinha menos de 4%, temos uma grande história juntos, eu trouxe ele 3 vezes para cá, e em 2018 eu dormi no dia 3 de agosto, deputado federal e acordei no dia 4 como candidato a governador, deixei o mandato de federal em prol de um projeto, projeto pessoal, dos meus filhos, dos meus netos, para um Brasil melhor, um Espírito Santo melhor, mas como tudo na vida você faz de improviso, sem planejamento, é difícil você alcançar o sucesso, nós tivemos 27% dos votos só, agora não, agora é diferente, vai chegar a 10 meses no partido do presidente, candidato dele a governador.

STN – Então o senhor fará um governo pautado nos princípios ressuscitados pelo presidente Bolsonaro? ética e responsabilidade na gestão e combate à corrupção?

Manato – Estamos trabalhando em um programa de governo dentro da linha mestra do governo Bolsonaro, o que ele está fazendo lá vamos fazer aqui, se ele baixa a gasolina vamos abaixar aqui também, se lá o Bolsonaro escolhe pessoas por competência, aqui também vamos colocar  pessoas competentes para o secretariado.

Não concordamos com a forma de governo do atual governador “melancia”, vermelho por dentro verde por fora, ele não tratou a pandemia como devia, fez Lockdown, não precisava disso, não fez hospital de campanha, não fez tratamento preventivo da covid, e esse negócio de diminuir horário com a intenção de confinar as pessoas, tinha que aumentar os horários, quase 17 bilhões foram enviados para cá, foram mal usados,  e agora têm o escândalo do álcool gel, escândalo do Detran, escândalo do DR, e vários escândalos de corrupção do governo do estado, essa corrupção têm que parar, por isso colocamos nosso nome à disposição, para frear a corrupção e trazer muitos e bons  projetos para o Espírito Santo. 

images Entrevista com Carlos Manato
Carlos Manato com o presidente Jair Bolsonaro em 2018

 

Segurança

Eu vou começar pela segurança pública, que é hoje, um dos vários problemas do Estado, o policial está desmotivado, não está querendo ir para rua, tem que pensar nisso, na segurança pública como um todo, primeira coisa que nós vamos fazer é um novo plano de cargo e salários para a polícia militar e repor o quadros de funcionários, tem 2.100 vagas para  soldados, nós vamos repor esses 4 anos porque eu quero funcionário na rua, quero funcionário lá, no combate, mas com melhoria no salário. 

Vamos informatizar mais na estrutura, fazendo a ligação do soldado que tá na rua com a base. Vamos criar 2 companhias de polícia, a companhia de divisa que vai vigiar e cercar a divisa, para não entrar bandido, nem drogas, nem carro roubado, vai ficar fixo na divisa. Essa vai ser uma parceria entre  Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o exército, não entra ninguém nem sai sem passar por um scanner com farejador.

  

Cia de Polícia Rural.

Vamos criar uma coisa muito interessante que é Companhia de Polícia Rural, 3 companhias, uma na região Norte, outra na centro Oeste e na centro serrana em outra ao sul, ligada com a superintendência da Polícia Civil específica para área rural, nós vamos cadastrar todas as propriedades que existem com QrCode porque aí você sabe o dono daquela propriedade, quais os equipamentos que têm e quantas pessoas moram na propriedade. Vamos fornecer mais segurança nas cidades com mais de 20 mil habitantes, vamos implantar o cerco eletrônico para  inibir cerca de 70% dos roubos e furtos.

 

agricultura

O agricultor precisa muito de água, sem água não consegue produzir, por isso vamos lançar um projeto Plantar Água, nós vamos fornecer ao agricultor uma planta da barragem dele, já com a licença ambiental, e subsidiar a máquina para fazer o serviço. 

Em 4 anos quero acabar com todas as pontes de madeira que existe no estado do Espírito Santo e nós vamos treinar os patroleiros pra fazer as estradas com curva de nível com caixa seca para refrear, 

O estado fornecendo uma saúde mínima perto, educação mínima perto, queremos fazer êxodo rural inverso, ou seja, levar o filho do agricultor para terra, ele pega sua moto e no  final de semana pro centro da cidade, esse é o projeto na área da agricultura. 

 

Saúde

Na área da saúde vamos começar incentivando o pessoal dos municípios, vamos chamar os prefeitos e dar responsabilidade que eles tem, 70% da saúde é no município a atenção básica, ginecologia, obstetrícia, clínica médica, pediatria, exames laboratoriais, mamografia, vacinação, medicação básica, vamos cobrar dos municípios eficiência nessa parte. 

Vamos pedir também que os consórcios tragam projetos para a gente fazer parceria para exames, as especialidades, exames de vista, exames cardiológicos, ortopedista, é isso que nós vamos fazer, parceria com os municípios. E vou lançar uma missão para o Estado que é terciária, vamos colocar alta complexidade nesses municípios do consórcio que é pra operar cirurgia cardíaca, hemodiálise, cirurgia ortopédica, prótese e órtese, isso tudo nós vamos fazer e vamos trazer para palma da nossa mão, que é o celular, a telemedicina, para você consultar por telefone, você fez um exame, você não precisa ir lá, o médico já têm os exames, ele te dá o diagnóstico por telefone.

Queremos também colocar uma condicionante para o prefeito enquanto ele não trouxer um plano de como vai zerar a fila da saúde, enquanto não zerar a fila da saúde não tem dinheiro, eu vou zerar, eu vou cuidar das pessoas. Nosso projeto é cuidar, aproximar os cidadãos, respeitar o cidadão, eu sou, eu fui um deputado federal municipalista e eu quero ser um governador municipalista também.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408