PolíticaSlide

Entrevista com o deputado estadual Danilo Bahiense

Danilo Bahiense é formado em quatro faculdades: Direito, administração, psicanálise, curso de polícia, pós-graduado em Direito Político com diversos outros cursos entre eles o de interrogatório corporal conferido pela SWAT e pela ONU. Foi Delegado de Polícia, superintendente de polícia e atualmente é deputado estadual atuando como presidente da Comissão de segurança pública e combate ao crime organizado na Ales.

STNews – O senhor faz parte de qual comissão na Assembléia Legislativa do Estado?

Danilo Bahiense – Faço parte de várias comissões porém estou à frente da comissão de Segurança pública e combate ao crime organizado do Espírito Santo na Assembleia Legislativa.

STNews – Qual o papel dessa comissão?

Bahiense – Essa comissão ela tem um trabalho importante que é identificar as demandas dos municípios, tenho realizado uma série de audiências públicas, e essa audiências eu não faço na Assembléia, eu faço nos municípios. Vou até às cidades e realizo, já percorri muitas cidades como Colatina, Fundão, Linhares, Nova Venécia, Mantenópolis, São Mateus, Rio Novo do Sul, Presidente Kennedy, Cachoeiro de Itapemirim e Alegre Guaçuí. Todos esses locais nós ouvimos as demandas da população, nessas audiências todos têm palavra, tanto o juiz, o prefeito, os vereadores, o comerciante, o desempregado, o produtor rural, qualquer cidadão pode falar. 

STNews – E nesse período de Pandemia?

Bahiense – Apesar da pandemia, não parei, estou realizando na forma virtual, acredito que elas não tenham o mesmo aproveitamento das presenciais, Nós realizamos uma audiência em São Mateus em dia de chuva com mais de 400 pessoas no auditório com 35 pessoas inscritas para falar, começou às 19h e terminou às meia noite e 20 minutos ou seja nós estávamos dando bom dia! Muitos assuntos foram  decididos nesse dia.

STNews – Houve uma audiência aqui.  Quais reivindicações ou medidas que poderiam ser adotadas para melhorar a segurança pública em Santa Teresa?

Bahiense – Vamos recapitular a audiência feita aí em Santa Teresa onde as reivindicações foram: 

Aumento do efetivo da PC e da PM pois nosso efetivo está precário.

Indicação ao governo do Estado para a criação de uma delegacia 24 horas

Ofício ao comandante dos Bombeiros solicitando a criação de uma unidade para Maria de Jetibá e São Roque, para ter os bombeiros presente na região.

Solicitação ao governo do município para a criação da Guarda Mirim.

Solicitação ao governo municipal para a criação de escolas cívico militares. 

Ofício ao Tribunal de Justiça solicitando a reversão das migração das comarcas, pois estão querendo reduzir as comarcas e isso deve complicar muito e aumentar a morosidade da justiça.

Indicação aos governos municipais solicitando a criação de um sistema de videomonitoramento do cerco inteligente para os municípios integrados nesta região.

Uma delegacia 24 horas para atender toda essa região, pois hoje parte das ocorrências vão para Aracruz e parte vai para Colatina, Santa Leopoldina vai para Cariacica que está funcionando em Vila Velha. Então têm necessidade de uma delegacia 24 horas em Santa Teresa.

Indicação para o governo municipal para a criação do GGIM que é o Gabinete de Gestão Integrado Municipal.

Ofício ao Comando Geral da Polícia Militar solicitando intensificar a presença da PM durante a operação Safra, (época da colheita de café) nos moldes da operação Verão  que é feito no litoral capixaba .

Indicação ao Governo do Estado para elaboração de convênio e criação de um pátio para veículos apreendidos com serviço de guincho para atender toda essa região. 

Indicação ao governo do Estado para aluguel ou compra de um imóvel para São Roque do Canaã, para implantação definitiva da Delegacia do município que está onerando a estrutura de Santa Teresa, além da distância é muito grande entre os dois municípios.

Oficiar o delegado geral da Polícia Civil solicitando a criação de convênio ou protocolo que altere o encaminhamento de adolescentes apreendidos no município e da região pelo DP de Santa Teresa, quando um adolescente é preso, ele é levado para Cachoeiro de Itapemirim para uma unidade socioeducativa do IASI mais próximo. Isso é um absurdo, tem que ter um local mais próximo como aqui em Vitória, olha o desperdício de tempo e pessoal e combustível, é um custo muito alto além do transtorno para a família.

Oficiar ao delegado geral solicitando à Polícia Civil e ao prefeito municipal de Santa Teresa a realização de gestão junto à direção do Hospital de Santa Teresa  HMRP, para que passem a realizar laudos de lesões corporais, pois os médicos se recusam a atuar na forma de perito da DOC e fornecer os prontuários médicos, já que há parecer técnico nesse sentido, Hoje em Santa Teresa para realizar exames de lesões corporais têm que ir à Vitória 

Surgiu ainda a indicação aos prefeitos municipais dos municípios de santa Teresa, São Roque, Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçu, para a criação dos Procons municipais 

Também oficiar ao Tribunal de Justiça e ao delegado geral solicitando a realização de gestão em relação a demora excessiva do poder judiciário para autorizar a destruição de armas de fogo e incineração de drogas, pois isso fica acumulado nas delegacias. Eu visitei uma regional no norte do Estado, que eu não vou citar o nome por questões de segurança, tinha mais de 4 mil armas, quer dizer, se houver um arrombamento, nós vamos armar a bandidagem de novo.

Oficiar ao delegado geral da PC solicitando a designação de missão especial do perito criminal Aécio George Delano Júnior residente em Santa Teresa, uma vez que ele existe um serviço de perito oficial  instalado e implantado nessa regional e o decreto estadual ele cria esse rapaz mora aí, poderia trabalhar perto de casa e evitaria de deslocar tudo para vitória.

Para se ter uma ideia o efetivo da Polícia Civil em 1990 era 3850 homens e hoje têm 2030 e mais da metade dos policiais estão acima de 46 anos. Você pode perceber que muitas dessas reivindicações estão em curso, algumas concluídas, e outras que ainda estamos lutando por implementação. Santa Teresa têm um delegado competentíssimo, trabalhei com ele muito tempo, foi indicação minha para Santa Teresa dos mais competentes do estado.  

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408