PolíticaSlide

Entrevista com o ex-candidato à prefeito de Santa Teresa Waldyr Loureiro

STNews – Waldyr, você estava pré-candidato, estava num pique, e os correligionários na expectativa de sua candidatura que não aconteceu. O Que houve? 

Waldyrzinho – O partido em que pretendia me candidatar não estava sobre  meu comando, haviam outras pessoas na direção e elas eram responsáveis por apresentarem os documentos necessários para a justiça eleitoral, inclusive, foram notificados à fazerem por duas vezes, e mesmo assim, mantiveram-se omissos. Essa inércia prejudicou não apenas à mim, mas todo um grupo de pré-candidatos à vereadores, pois nós tínhamos uma chapa completa de pessoas com grandes chances reais de concorrerem a vereador, pessoas que tinham sonhos, a comunidade teresense e a democracia  foram prejudicadas.

STNews – Porque você ficou afastado da política por um longo período?

Waldyrzinho – Na verdade nunca me afastei da política, pois política se faz mesmo não sendo candidato. Sempre lutei por uma política com P maiúsculo em prol de nossa querida Santa Teresa, porém realmente eu mesmo não lancei minha candidatura por longo período, pois sofri muito na vida pública e  minha família por algumas vezes me pediu para não me lançar novamente, pois quem acompanhou meu mandato como vereador, sabe o quanto sofri, eu era um jovem combativo, eu queria as coisas muito certas, e isso incomodava algumas pessoas e consequentemente sofri perseguições e até ameaças na ocasião. Porém muitas pessoas  me procuram e dizem que meu trabalho na vida pública faz falta para a cidade. Realmente em minha atuação como vereador trouxe uma gama de recursos em obras e realizações recorde até hoje. A exemplo cito apenas algumas conquistas que tivemos, como a retirada dos fios de alta tensão da Vila Nova e Alvorada, a duplicação da estrada de Santa Teresa a Fundão e os diversos cursos que implantamos, além da contribuição criação de legislações importantíssimas para nossa cidade. Um exemplo entre outros tantos que sempre me recordo quando entro num banco são as cadeiras e senhas com tempo máximo de atendimento,  criei tal legislação a qual foi posteriormente implantada em todo território nacional. Antes idosos e pessoas em geral ficavam em pé em filas desumanas. Também  guardo com carinho na parede de meu escritório um ofício da ministra Ellen Grace elogiando uma moção de minha autoria que parabenizou o Supremo Tribunal de Justiça pela atuação contra a corrupção no caso contra o mensalão. Conversei com   minha família,  falei da importância de dar continuidade ao trabalho que meus pais desenvolveram e que ao longo do tempo foram desativados, como a guarda mirim, entre outros, e em consenso concluímos que seria importante darmos continuidade a essa luta.

STNews – Então o grupo tinha um projeto?

Waldyrzinho – Desenvolvemos um projeto, pensando numa Santa Teresa do futuro, respeitando as tradições, sustentabilidade e vocações da nossa cidade e construímos uma chapa com candidatos que nunca haviam se candidatado, dotados de novas ideias, sem vícios e que pensam numa nova forma de se fazer política, um projeto inovador e inteligente que realmente iria melhorar as condições  de nossa população. Porém fomos surpreendidos pela omissão de alguém, que deveria entregar essa documentação e infelizmente em razão de  nossa boa fé confiamos, e  essas forças ocultas prejudicou todo esse grupo, ferindo  a democracia exterminando uma grande opção que a população teresense teria a mais.

STNews – E agora? Qual a sua intenção para o futuro a médio prazo?

Waldyrzinho – Esse  projeto não é pessoal, não foi construído apenas pelo Waldyrzinho, ele nasceu de um trabalho de base, pautado em dados estatísticos, sociais, científicos e sociológicos com diagnóstico e planejamento. Porém nosso grupo não vai parar, obviamente nós não vamos poder ser candidatos neste pleito, mas estaremos trabalhando para implantarmos esse projeto social, não através da  máquina administrativa municipal, mas através de ações independentes.  Nós já estamos trabalhando nesse sentido com as bases, com as comunidades, onde somos muito bem recebidos. Não podemos nos deixar vencer na primeira provação, isso nos deixou mais experientes e nos faz lembrar  da goiabeira que enverga mas não quebra, e quando ela volta, sobe mais forte ainda. 

STNews – Notadamente seu pai, historicamente, ele foi uma das maiores personalidades políticas de Santa Teresa, as histórias que contam sobre o seu pai, sobre determinação, estratégica política, grande influência que exercia da sua época, e por isso ele foi uma pessoa de grandes realizações, e agora pergunto para o senhor, o que Waldyrzinho Loureiro herdou desse perfil político?

Waldyrzinho – Percebo que quando chego nos lugares, as portas se abrem com muita facilidade,  o carisma é herança que meu pai me deixou. A continuidade desse trabalho pautado no caráter e na seriedade é a receita para que essa  receptividade permaneça. Minha conduta, meu compromisso com Santa Teresa é muito forte porque tenho consciência,  da responsabilidade de manter o respeito que meus pais construíram. Quando eu cheguei à ganhar a eleição, tais conceitos eram a base de minha conduta, porque não posso apagar o nome do meu pai e da minha mãe, e o trabalho que eles implantaram. Minha responsabilidade e compromisso com essa cidade é muito grande, porque as pessoas acreditam nesse trabalho e não posso decepcioná-las.

STNews – É uma responsabilidade grande honrar os feitos do seu pai, continuar e aprimorar o legado herdado?

Waldyrzinho – Sim, com certeza. Vamos implantar diversos projetos com a comunidade de Santa Teresa, e eu vou provar que para fazer não é preciso ter  mandato. Vamos trabalhar com as comunidades um pedaço daquele sonho futuro.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408