Entrevista com o prefeito de Santa Teresa prefeito Kleber Medici
Administrando a cidade por dois anos, o prefeito Kleber Medici, fala sobre os desafios e investimentos para Santa Teresa, destacando as ações de sua gestão nas áreas da saúde, educação, obras, entre outras áreas.
STN – Que avaliação o senhor faz destes dois anos à frente do executivo municipal?
Kleber Medici – Em meio a tantos percalços conseguimos avançar e investir em Santa Teresa. Implementamos diversas ações em favor do município. Foram investidos mais de R$ 45 milhões de reais com recursos próprios e em parceria com o Estado e com a União, para que a cidade e os cidadãos tivessem serviços públicos de qualidade.
E na saúde? Quais foram as ações nesta pasta?
KM – Na saúde priorizamos a atenção primária e ampliamos os serviços e mutirões para reduzir a demanda reprimida. O resultado é que fizemos mais de 2200 consultas e exames e mais de 1400 ultrassonografias. Investimos em ambulância e van para o transporte sanitário. Em dois anos o Hospital Madre Regina recebeu cerca de R$ 37 milhões de reais com recursos da União, Estado e Município. Reajustamos os salários dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Focamos nas campanhas de vacinação e campanhas anuais como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul e nas ações de prevenção à dengue.
STN – Houve investimentos para a educação?
KM – Estamos fazendo um trabalho exemplar na educação. Investimos em novos uniformes escolares, em mais de 6.500 kits escolares para os estudantes, 3.719 kits alimentação, aquisição de terreno para construção de creche, notebooks, projetores de led, aumento salarial para o magistério, vários processos seletivos e 12 ônibus escolares. No final deste ano prorrogamos os contratos de 228 professores que atuam na rede pública de ensino municipal, para dar continuidade ao trabalho executado em 2022. Com essa medida os professores contratados terão – pela primeira vez – a possibilidade de receber junto com o pagamento de dezembro o valor correspondente a um terço das férias de janeiro. Teve ainda a premiação para três alunas da Escola Sebastião José Pivetta no Programa Agrinho. Continuaremos investindo na educação, afinal nossas crianças são o futuro da cidade.
STN – Quais os projetos que o Sr. destaca este ano?
KM – Tem muitos, mas destaco o Caminhos do Campo, do Circuito Caravaggio, que já está com o contrato assinado e, em breve, começará a pavimentação de 7,4 km. Esse foi um investimento feito a muitas mãos, que teve apoio da Prefeitura, da Câmara, de deputados, Governo do Estado e da sociedade civil organizada. Tem ainda o Caminhos do Campo entre 25 de Julho e 15 de Agosto, que já está com edital publicado; o recapeamento da estrada de Aparecidinha; o capeamento das ruas nos bairros Alvorada, Jardim da Montanha e Dois Pinheiros; a construção do CREAS; a manutenção de mais de 4 mil km de estradas; os campos society e praças em Santo Antônio do Canaã e Várzea Alegre; a reforma de algumas escolas e unidades de saúde. Não podemos esquecer da valorização do servidor público: aumentamos os salários de 10% a 19% e aumentamos o ticket em 200%. Também ganhamos prêmios importantes como o Prefeito Empreendedor, o Biguá e o Inoves, com projetos robustos feitos pela nossa gestão. Investimos muito ainda no esporte, na assistência social, no meio ambiente, no turismo e cultura e na agricultura, que proporcionou vários projetos/programas importantes como o Barraginhas, Orgânicos em Foco, Prêmio Cafés Especiais, Nota Premiada para o produtor rural e reformulação do Pronaf.
Qual o maior desafio nesses 2 anos de gestão?
KM – Com certeza tivemos 2 anos de muitos desafios, por isso não consigo destacar apenas um. Enfrentamos pandemia, custo de vida alto, limitações administrativas e legais, mas conseguimos administrar com responsabilidade, transparência e respeito, com investimentos em obras, serviços e, principalmente, valorizando as pessoas. Neste período, garantimos a mais expressiva valorização dos servidores públicos municipais das últimas duas décadas. E olha que estamos somente na metade do mandato! Vamos fazer muito mais para a população teresense nos próximos anos, principalmente em parceria com o Governo do Espírito Santo. Continuaremos cuidando das pessoas, da cidade e do campo! Seguimos trabalhando por uma Santa Teresa cada vez melhor! Que Deus abençoe a todos e um Feliz Natal e próspero Ano Novo!