PolíticaSlide

Entrevista com Thiago Roldi

Thiago Vicente Roldi, natural de Colatina-ES, empresário, 39 anos, primogênito do bancário aposentado Messias Tadeu Roldi e da dona de casa Maria Gizeti Tonini Roldi, irmão de Jardel e André, Casado com Cassiani, pai de 2 filhas, Maria Eduarda e Ana Clara.

WhatsApp-Image-2020-09-12-at-09.50.49 Entrevista com Thiago Roldi

Santa Teresa Notícia – Nos fale mais um pouco de você, desde quando você está aqui na terra dos colibris?

Thiago Roldi Moro em Santa Teresa desde janeiro de 1988 devido a transferência por motivo de trabalho do meu pai e aqui estou até hoje. Formei em Educação física no ano de 2003 pela ESESFA,(hoje Esfa), falo e escrevo fluente em língua italiana e tenho conhecimentos básicos para língua inglesa e espanhola. 

STN – Você disse que fala fluente o idioma italiano?

Thiago Roldi Morei na Itália por cerca de 3 anos, de 2005 ao final de 2007, fui a trabalho, era um sonho conhecer o país de onde vieram todos os meus antepassados. Nesse período aproveitei para conhecer os países vizinhos, fiz muitos contatos, amizades que mantenho até hoje, com as pessoas que lá conheci. 

WhatsApp-Image-2020-09-11-at-17.56.20-1-683x1024 Entrevista com Thiago Roldi

STN – Sabemos que você foi uma pessoa importante na consolidação da Agência Consular no estado, essa vivência na itália deve ter ajudado.

Thiago Roldi Sim ajudou muito, com a articulação desses contatos, ajudamos no processo de trazer a tão sonhada Agência Consular ao nosso querido Espírito Santo. A Agência está em fase de instalação e será inaugurada em breve.

STN – Você também foi candidato ao parlamento italiano?

Thiago Roldi Sim fui o primeiro capixaba candidato ao parlamento italiano, obtive 4.000 votos de italianos e cidadãos com cidadania italiana na América do Sul. Não obtive o pleito, mas isso  me ajudou a criar uma rede de contatos e uma rica e única experiência. 

STN – Você dá mostras de ser um apaixonado pela cultura italiana?

Thiago Roldi – Verdade, gosto desse envolvimento cultural, participei por diversos mandatos na diretoria do Circolo Trentino di Santa Teresa, onde também participei do Coral Italiano. No ano de 2014, quando assumi o Bar Elite, retomamos os encontros da “Cantoria Italiana” onde tenho até hoje a oportunidade de manter viva a cultura de nossos antepassados.

STN – Você desenvolve o quê no momento? 

Thiago Roldi No presente momento, achei importante usar esse conhecimento e parceiros na Itália para desenvolver um projeto para o município de Santa Teresa. 

Uma das minhas ideias é fazer um pacto de amizade (patto d’amicizia) com uma cidade italiana para podermos explorar o intercâmbio cultural, onde há um leque de relacionamentos, desde o social, institucional, até o comercial. 

Essa relação deverá proporcionar uma troca de experiências e tecnologias, que podemos adaptar à nossa realidade. 

Há um universo de oportunidades de interagir na gastronomia, tecnologia, enologia, intercâmbio de grupos culturais envolvendo e motivando os jovens a passar um período na Itália e vice versa. 

WhatsApp-Image-2020-09-11-at-17.58.32-683x1024 Entrevista com Thiago Roldi

STN – Então há uma possibilidade de intercâmbio entre Santa Teresa e a pátria mãe.

Thiago Roldi – Tudo isso é possível sim, e nós já estamos em fase final desses acordos, claro, dependem da política para avançarem, mas tenho certeza que isso não nos impedirá de caminhar em prol desse grande sonho que poderá colocar Santa Teresa em outro patamar, não só cultural, mas também turístico e tecnológico. Somos reconhecidos pela Lei federal 13.617 de 11 de janeiro de 2018, como a primeira cidade fundada por italianos no Brasil, Nada mais óbvio utilizar esse título em nosso favor.

STN – O Que te motiva pleitear uma vaga no legislativo?

Thiago Roldi – De modo geral acredito que devemos ter nossas ações pensadas no desenvolvimento socioambiental, buscando parcerias a fim de desenvolver a sustentabilidade em todos os setores para que promovam intercâmbio de capacidade técnica, tecnológica e recursos financeiros para que possamos cumprir e acelerar o cumprimento dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e a agenda 2030 da ONU.

WhatsApp-Image-2020-09-14-at-15.09.10 Entrevista com Thiago Roldi

Com base nesse pensamento e nessa experiência, me coloco como pré-candidato a vereador, creio que tenho a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento do nosso município na câmara municipal. É nosso dever pensar no futuro das próximas gerações, sobretudo fiscalizar o dinheiro público e participar da criação leis e projetos necessários para nosso município que são as principais funções do legislativo.  

Grande abraço a todos! Grande abbraccio a tutti!

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408