Geral

Escadaria oferece perigo aos moradores

Por Seixas Baré

A estrutura da escadaria principal que dá acesso ao “Morro do Ramiro”, a cada chuva forte que cai, provoca escavações no barranco e fica comprometida. A mesma sendo de concreto, não possui uma calha para escoamento da água. 

A água cava o barro que sustenta a escada, criando crateras embaixo,oferecendo perigo aos moradores que necessitam da via para chegar em casa. Os moradores reclamam que são esquecidos. 

O pedreiro Marcelo Pereira, morador do local, diz que se os moradores não se reunissem e decidido reformar a escada, ela já teria caído. “Têm que fazer a calha ao lado, para que a enxurrada não destrua a escada. À medida que o tempo passa a estrutura se deteriora, sorte que até hoje temos conseguido mantê-la em pé, mas precisa de uma reforma”. Reclama.

A dona de casa Ivonete Souza Prasser, diz que haviam 5 degraus da escadaria que já estavam destruídos, e foram reconstruídos com o esforço dos moradores, fazendo vaquinha. “As pessoas que ajudavam a manter a escada foram embora, a escada estava sem corrimão, a filha da minha vizinha, brincando caiu da escada em cima do mato, mais de 2 metros, deu sorte só ralou as costas”. 

Ivonete conta que uma senhora torceu o pé e uma idosa quebrou a bacia em uma queda na escada. “Ela tem a casa dela, mas mudou-se daqui, disse que preferia pagar aluguel que ter que subir essa escadaria”. Conta.  

A diarista Sara Jane Lacerda diz que o vereador Deloir colocou um corrimão improvisado na parte de baixo da escadaria. Acho que ele ficou preocupado com a possibilidade de alguém cair, tava perigoso, mais ficou melhor, é uma segurança”. Explica.

Jane conta ainda que a rede de esgoto foi feita pelos próprios moradores e no entanto, 

desde o final do ano passado a Cesan cobra taxa de esgoto do pessoal do morro. “Mas falam que o esgoto daqui vai todo para dentro do rio, pagamos as taxas que o centro paga mas não somos contemplados com os serviços. O poder público não tá nem aí para nós”. Afirma.

O vereador Deloir Zanette disse que os moradores procuraram alguns vereadores reclamando da situação da escadaria e indicações foram feitas ao executivo para ajudar a população local. “Como o executivo não fez nada, eu e o Edimar Hermógenes fomos lá e constatamos que a escadaria estava muito perigosa naquela situação, Então pedimos ajuda aos amigos, e a Jardinagem Serrana doou os postes de eucalipto, cabos de aço, enfim todo material, e convocamos ajuda dos moradores, Sr. Assis e outras pessoas, e melhoramos a situação, amenizando um pouco, resolvendo em parte o perigo. Nosso grupo é unido e pronto para servir à comunidade. Explicou.

O secretário de Obras e infraestrutura José Roberto Netto, disse que visitou a escadaria que dá acesso ao Morro do Ramiro. “Fui ver de perto o problema e constatei que um morador cavou a estrada acabou desviando a água toda para a escada. Ví que é necessário fazer alguma coisa para resolver o problema, mas com essa situação do Covid e arrecadação caindo, não sei como vai ficar as coisas, mas eu pensei junto com os engenheiros colocar um concreto e fazer um muro jogando a água para o outro lado. Mas com certeza a população terá seu problema resolvido”. Afirmou.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408