PolíticaSlide

Escândalo: Deputado denuncia grave ilegalidade da Sesa

Cirurgiões perseguidos pela Sesa e cirurgias cardiovasculares sendo feitas por estudantes trazidos de outro estado. A denúncia foi feita por Torino Marques. “Estão tratando os cirurgiões como bandidos só porque eles se insurgiram contra o sistema”.  O assunto chamou a atenção da Academia Brasileira de Cirurgiões Cardiovasculares (ABCC) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). O MP deverá ser acionado pela Ales.

Rafael-Favatto-300x132 Escândalo: Deputado denuncia grave ilegalidade da Sesa
O deputado Rafael Favatto (Patri) disse que conversou com diversos cirurgiões cardiovasculares e foram unânimes em confirmar a denúncia”.

No início desta semana, o deputado Torino Marques (PTB), denunciou mais uma grave  impostura da Secretaria de Estado da Saúde e citou Nésio Fernandes como o responsável em trazer estudantes de medicina, para realizar cirurgias cardiovasculares no Espírito Santo. 

Em sua fala, o deputado disse que a população capixaba e os enfermeiros experimentam o desprezo. “Na semana passada, em nome dos cirurgiões cardiovasculares, denunciei a perseguição e ilegalidade que a Sesa está promovendo contra eles. Desde então recebi tantas informações e vi que a coisa é mais séria e provoca enjôo em quem as ouve. A Sesa afastou cirurgiões cardíacos especializados e trouxe “amiguinhos” escolhidos a dedo, ao que tudo indica, pelo próprio secretário de saúde, para atuar em cirurgias de alto risco. Chegaram para mim informações de um desses médicos, como comprova o registro dele junto ao CRM, não possui registro de especialização, isso é grave! Trazem médicos de outro estado que  ficam hospedados em hotéis com segurança 24 horas, tudo custeado por nós. Vou ler aqui um trecho da carta pública elaborada pelos cirurgiões cardiovasculares do estado:  ‘Os procedimentos cardiovasculares são realizados em sua maioria nos hospitais filantrópicos. Ocorre que há mais de 11 meses, sob alegação de subfinanciamento pela Secretaria  Estadual de Saúde, (Sesa), foi imposta pelos hospitais, a redução dos procedimentos cardiovasculares na ordem de 30% mesmo diante da gravidade da situação, ao invés de formularem proposta para retorno do número de procedimentos, que garantiria pleno atendimento à população e pagamento dos valores atrasados, optaram por trazer 2 cirurgiões de Minas Gerais estudantes, não para resolver, mas mascarar o problema’. Estão tratando os cirurgiões como bandidos só porque eles se insurgiram contra o sistema”. Concluiu Torino.

Hudson-Leal-300x164 Escândalo: Deputado denuncia grave ilegalidade da Sesa
O deputado Hudson Leal (Republicanos) disse: “É uma irresponsabilidade muito grande, merece denúncia no Conselho Regional de Medicina, o Ministério Público têm que ser acionado”.

O deputado Rafael Favatto (Patri) pediu a palavra e endossou a denúncia de Torino. “Sim deputado, o senhor tem toda razão, conversei com diversos cirurgiões cardiovasculares e foram unânimes em confirmar a denúncia”. Vaticinou.

O deputado Hudson Leal (Republicanos) diz: “É uma irresponsabilidade muito grande, merece denúncia no Conselho Regional de Medicina, o Ministério Público têm que ser acionado, não tenho dúvidas, alguns anestesistas vieram me falar que esse estudante não têm capacidade nenhuma e está se passando por cirurgião cardiovascular”. Salientou.

Dr-Hercules-Patri-300x148 Escândalo: Deputado denuncia grave ilegalidade da Sesa
O presidente da Assembleia Legislativa do ES, Dr. Hercules (Patri): “É meu dever como presidente diante de grave denúncia encaminhar ao MP”.

 

O presidente da Assembleia Legislativa do ES, Dr. Hercules (Patri), disse que vai encaminhar a denúncia ao Ministério Público. “É meu dever como presidente diante de grave denúncia”. Afirmou. 

O assunto chamou a atenção das entidades nacionais da especialidade, como a Academia Brasileira de Cirurgiões Cardiovasculares (ABCC) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV).

 

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408