CulturaSlide

Escolas municipais participam de concurso com tema da imigração

 

O concurso dá início às comemorações dos 150 anos da cidade de Santa Teresa, que também é o marco da imigração, como reza a Lei 13.617, de 11 de janeiro de 2017, que reconhece oficialmente a cidade de Santa Teresa como a pioneira da imigração italiana no Brasil.

WhatsApp-Image-2023-05-05-at-20.39.57-300x225 Escolas municipais participam de concurso com tema da imigração
A poetiza Maria Cecília Sancio Loss, encantou a todos durante as visitas nas escolas, declamou, contou estórias e conclamou a turma a participar do concurso.

A secretaria de educação de Santa Teresa em parceria com o evento Poetize-se está lançando nas escolas municipais, um concurso de poesia com o tema, Santa Teresa: 150 anos da imigração italiana no Brasil.

Participam do concurso as escolas municipais: EMEIEF Paulino Rocon, EMEIEF Vale de Tabocas, EMEIEF Sebastião José Pivetta, EMEF Antônio Valesini e EMEF Professor Ethevaldo Damazio. 

Os poemas serão apreciados por uma comissão mista que escolherá os 3 trabalhos que serão premiados. A premiação acontecerá no dia 15 de julho, durante o Sarau de Poesia e Música de Santa Teresa, o Poetize-se 2023.

De acordo com a subsecretaria de educação Márcia Rodrigues, a ação dá início aos preparativos para a comemoração dos 150 anos da cidade que acontece em 2024. 

Uma comissão formada por dois representantes da secretaria e dois do Poetize-se, visitou as escolas municipais neste início do mês de maio para convidar diretamente os discentes a participar do concurso.

WhatsApp-Image-2023-05-05-at-16.32.28-195x300 Escolas municipais participam de concurso com tema da imigração
A pedagoga Edlângela Erler, a escritora Girlane Lima e a advogada Meiriane Saldanha durante a visita a EMEF Professor Ethevaldo Damazio.

A advogada Meiriane Saldanha, co-produtora do evento Poetize-se diz que foi emocionante ver a comunidade escolar receptiva e abraçando o projeto com entusiasmo. “Foi revigorante encontrar os alunos e funcionários da escola com tanto empenho  para participar dessa grande ideia do concurso de poesia. O tema afeta as emoções da nossa comunidade dada a importância da preservação da cultura da italianidade.Tivemos a graça de ouvir poemas feitos pelos alunos e conseguir estabelecer uma ponte importante com uma futura geração de pensadores e escritores no seio da escola”. Afirma.

 

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408