ColunistasCultura

Esperança…

Myrian Loureiro

O que a esperança nos dá entre tantas, alegria, não temer o futuro, paciência, sabendo que as promessas de Deus serão cumpridas, enfrentar os problemas por não se intimidar com a derrota, mudar sua vida, entregar à Providência Divina e ser abençoado.

Esse sentimento religioso, verdadeiro que herdamos de nossos ascendentes italianos nos traz a certeza da capacidade de confiarmos em nós próprios, no valor de nosso conhecimento e na sábia habilidade cônscia do nosso futuro que nos fornece desenvoltura para afastarmos o receio, agirmos com prudência e principalmente nos apegarmos ao que acreditamos incondicionalmente, o poder divino.

A fé é simplesmente o alicerce de entrega na absoluta crença transmitida pelos nossos antepassados diante da interrogação do que seria suas vidas abandonando a terra natal,  no desafio do desconhecido. A verdade suprema é de que viemos do amor, da renúncia e da ressurreição.

Sentimentos nobres encobrem nossos temores tão assustadores nesse momento, sustentando nosso dia a dia. Podemos relacionar, ou melhor, conjugar os verbos crer, acreditar, confiar, apostar, nada é por acaso, haverá sempre um sol para clarear nossos horizontes porque fomos feitos à sua imagem e semelhança. Também nos ajoelhamos e beijamos o solo sagrado onde habitamos,em sinal de agradecimento por apenas estarmos vivos, continuando a existir com nossas carências, humanamente frágeis diante do que sucede. 

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408