Espírito Santo em penúltimo lugar em transparência sobre casos de coronavírus
A importância do poder público em repassar informações. Para a OKBR, os estados continuam não detalhando os casos suspeitos. Apenas o Amazonas forneceu detalhes do número de testes de covid-19 realizados naquele estado.
A Organização Não Governamental Open Knowledge Brasil (OKBR) aponta o Espírito Santo em penúltimo lugar no ranking dos estados brasileiros no que se refere à transparência dos dados das políticas contra o novo coronavírus. Dos 26 estados brasileiros, apenas o Pará está atrás do Espírito Santo.
De acordo com os estudos da OKBR, 78% dos governos avaliados não forneceram informações suficientes que propiciem a verificação das estratégias adotadas no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no Brasil.
As observações da OKBR partem dos boletins epidemiológicos e outros dados disponibilizados pelas administrações estaduais na rede mundial de computadores. Como exemplo, apenas o Amazonas postou detalhes do número de testes de covid-19 realizados naquele estado.
Outros dez estados publicaram a quantidade de internações por Síndrome Aguda Respiratória Grave (SARG), o que é de importante referência para calcular a subnotificação do novo coronavírus.
Para a OKBR, os estados continuam não detalhando os casos suspeitos.
No ranking dos estados, Pernambuco aparece em primeiro lugar em transparência dessas informações. Veja o ranking completo dos estados:
1-Pernambuco;
2-Maranhão;
3-São Paulo;
4-Rio de Janeiro;
5-Ceará e Rio Grande do Norte;
6-Rio Grande do Sul;
7-Tocantins e Minas Gerais;
8-Mato Grosso do Sul;
9-Amazonas, Paraíba e Roraima;
10-Rondônia;
11-Bahia;
12-Alagoas;
13-Piauí;
14-Distrito Federal;
15-Paraná;
16-Goiás;
17-Santa Catarina;
18-Acre;
19-Sergipe;
20-Amapá e Espírito Santo;
21-Pará.