Estados vizinhos prestigiam o 4° encontro de Capoeira Batizado e troca de cordéis
Estarão presentes capoeiristas, mestres e contramestres de Minas Gerais, Bahia e São Paulo e cidades vizinhas. O Contramestre Carlos convida a cidade para este importante evento da capoeira teresense.
O 4° encontro de Capoeira Batizado e troca de condeis do Grupo Elite dos Negros, acontece no dia 10 de abril às 13 horas no Ginásio de Esportes José Nilzo de Vargas Lima no bairro Vila Nova.
Na ocasião, 22 capoeiristas irão receber batizado ou troca de cordéis de capoeira, estarão presentes no evento capoeiristas de Minas, Bahia e São Paulo.
O Contramestre Carlos explica que Batizado é quando o aspirante capoeirista recebe sua primeira graduação, seu primeiro cordel, nesse momento, segundo a tradição e norma, o aluno escolhe uma pessoa, um incentivador dela que pode ser o mestre ou um parente, que passa a ser o padrinho do atleta. Geralmente o batizado acontece após 1 ano de treino, porém o tempo das outras graduações pode variar de acordo com o desenvolvimento do aluno, mas em média é de 2 em 2 anos.
Fundado há 7 anos pelo Contramestre Carlos, o grupo Elite dos Negros tem 32 capoeiristas fixos e muitos simpatizantes temporários.
Conversando com o Mestre Carlos, perguntamos sobre os benefícios desse esporte. “A capoeira contribui para uma melhora do desenvolvimento físico, mas também da autoestima, valorização pessoal, limites, resgate de valores, trabalho em equipe, cidadania, socialização e cooperação: Melhora as condições psicomotoras; Alonga todos os membros corporais; Melhora os reflexos; Ajuda na coordenação dos movimentos diários; Fortalece a musculatura de todo corpo. Melhora a postura; Ativa a circulação sanguínea corporal e cerebral; Ajuda no equilíbrio emocional; Melhora o sono e tira o stress”. Explica.
Abaixo o grupo Elite dos Negros visita a instituição Pestalozzi Santa Teresa