PolíticaSlide

Ex-executiva do PSDB ST

Santa Teresa é uma cidade com um quê que atrai a todos: consegue ser nova aos 128 anos, consegue ser cosmopolita com seus 23 mil habitantes, e encanta com seu apelo pela natureza, bucolismo e gastronomia. Mas nem tudo são orquídeas e beija-flores; há bueiros, acessibilidade, trânsito e desenvolvimento sustentável também. Por isso há alguns anos um grupo de amigos começou a se reunir, num movimento a princípio apartidário, para propor e discutir oportunidades e soluções que pudessem contribuir para o seu desenvolvimento. Os tímidos participantes iniciais, que nutriam um profundo sentimento de inclusão nas decisões que influenciariam no presente e futuro de Santa Teresa, passaram a arrebanhar mais e mais simpatizantes, que entendiam que uma participação mais ativa e responsável, independente do governo municipal, se fazia necessária para melhorar as condições de todos os que vivem no município, com atração de recursos de fontes diversas e ações solidárias.

O crescimento desse timeagregou empresários, principalmente do agronegócio, e do comércio, profissionais da área da saúde, educação, turismo, cultura, meio ambientedentre outros, levando a uma clara necessidade de atuação político partidária. Com este espírito, foi reconstituído o PSDB_ST em 2015, preparando-se para a eleição do ano seguinte. Para aquele pleito municipal, a grande maioria dos candidatos eram de cidadãos sonhadores, que nunca haviam disputado sequer uma eleição. Vieram de coração aberto para um partido que, naquele momento, estava de portas abertas para a mudança.

A História registrou um feito: Um grupo sem qualquer experiência política prévia, atingiu o segundo lugar na eleição para prefeito e elegeu três vereadores da coligação. Todos em primeiro mandato e trazendo consigo o grito de uma parcela de cidadãos que sempre esteve à margem do debate político municipal.

Há várias vozes dentro deste grupo: alguns são canhotos, outros são destros e a maioria escreve com as duas mãos. Mas o mais importante é que o interesse coletivo e o bem comum prevalecer sobre as vaidades individuais. Ao buscar o melhor para Santa Teresa e seus concidadãos, no último pleito de 2018, nosso time de amigos aproximou-se muito do PRB, um partido que se originou no movimento municipalista lá pelos idos de 2003. Com muitos interesses e idéias comuns, os atores principais do PRB no Estado do Espírito Santo ofereceram um ninho adequado para que as constantes ações e reinvindicações da equipe crescessem e trouxessem frutos para o Município de Santa Teresa. Isso forjou uma aliança, pautada em princípios éticos, que motivou a migração de toda a executiva municipal do PSDB_ST para a criação do PRB municipal, um partido mais jovem, municipalista, independente, coletivo e com vontade de crescer as suas bases e reconstruir a sociedade do futuro para todos.

Estes fatos que podem ser observados na atuação do atual presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), deputado Erick Musso. O deputado, um jovem político de Aracruz, tornou a ALES a mais moderna, atuante e econômica assembleia legislativa do Brasil. E é nisso em que acreditamos: equalização de recursos, inovação, poder do município, bem comum.

E se ainda perguntarem para onde vamos: iremos para uma Santa Teresa maior, mais justa, mais sustentável e mais acessível. Nasceu o PRB Colibri. Vamos juntos?

PS: Não é que tucanos trocaram de ninhos. É que colibris não se criam em ninho de tucanos.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408