“Faces do Brasil” visita Santa Teresa
Encerrando uma fase na doce terra dos colibris, “A família que fez do mundo sua casa, vestidos de humanidade numa expedição em busca de fotografia e histórias incríveis”. Karen Prates.
Um projeto itinerante em forma de expedição visita 100 cidades na busca por histórias interessantes de pessoas e fatos que possam motivar a busca de superação do ser humano, tão necessária nestes tempos atuais. O resultado deve virar um livro e gerar um acervo de fotos sobre a realidade local de cada cidade.
Faces do Brasil é a iniciativa de uma família de fotógrafos e designers que resolveram documentar o cotidiano de superação de pessoas que foram referenciais na sua cidade ou na sua comunidade, as 10 melhores histórias deverão compor o livro “Faces do Brasil, histórias de superação”.
Enquanto colhem informações para o livro, a família coleta fotos da cidade visitada, produz conteúdos e disponibiliza para a prefeitura administrar o acervo.
A idéia do “Faces do Brasil “ partiu da escritora, fotógrafa de fotojornalismo e designer;
Karen Prates, 20, que sempre foi naturalista, e aos 13 anos, ao observar a rotina dos pais, (que possuíam uma grande empresa com 30 funcionários), resolveu convidá-los para o projeto, segundo conta, foi uma surpresa ver os pais aceitarem o desafio e se lançarem em um projeto inovador, motivado pelo sonho da filha. “Estamos atrás de histórias para contar, somos uma família que trabalha com fotografia há 30 anos, apaixonada pela ideia de conhecer gente, histórias, etnias, gastronomia e culturas diferentes. Por querer conhecer mais de Brasil, que saímos da nossa terra na região metropolitana do Vale do Aço, Leste de Minas, na cidade de Ipatinga e compreendemos que é possível unir o “útil ao agradável”, conta Karen.
O designer Elizeu Prates, gestor do projeto, diz que no Espírito Santo, a expedição passou por Pinheiro, Pedro Canário, Nova Venécia e Santa Teresa que é o ponto final deste volume. Elizeu explica que empreendeu essa viagem motivado pelos sonhos da filha Karen Prates, que desde pequena sempre mostrou interesse por conhecer as pessoas, culturas, viajar e documentar a experiência. “Compramos a idéia, investimos na estrutura itinerante, conhecemos 12 estados e estamos fechando um ciclo de 100 cidades, compilamos 100 histórias e 10 delas serão selecionadas para compor a primeira edição da obra que deve ser lançada em agosto em Vitória”. Conta.
A expedição têm 7 integrantes: Além de Karen, designer e fotógrafo, Elizeu Prates, 45 anos, gestor do projeto, além disso também é fotógrafo, designer cuida do audiovisual e entrevistas; A esposa Sumaia Prates, 44 anos, fotógrafa responsável pelos ensaios poéticos; Kaleb Prates, (irmão do meio), responsável pelas fotografias ligadas à paisagismo e pós produção; Davi Moraes esposo de Karen, 31, cuida com zelo de todos os detalhes ligados ao acervo de fotografia e vídeo com os drones; O trabalho essencial e cuidadoso de Samiry Santana, que auxilia os ensaios dirigidos e Isaque Kaio, o caçula de 08 anos, responsável pela diversão da trupe.