Famtour de Vitória é sucesso de crítica
Profissionais da imprensa do interior do Estado tiveram a oportunidade de conhecer pontos turísticos da capital, durante o primeiro Famtour das cidades polos do ES.

Thiago Auer
Fonte: mgthebaldi@vitoria.es.gov.br
A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) promoveu neste final de semana o 1º Famtour das Cidades Polos do ES, de sexta (9) a domingo (11).
A programação teve início na tarde de sexta (09), com a chegada dos jornalistas ao hotel Slavieiro e recepção pelo vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis, Paulo Maia Filho. À noite rolou um happy hour no Ensaio Botequim, no Triângulo.
Os jornalistas curtiram um vasto roteiro no sábado, passando pelo Projeto Tamar, Espaço Baleia Jubarte, Catedral Metropolitana, Praia de Camburi e Triângulo das Bermudas, além do passeio no ônibus turístico Capixaba Bustour.

Wanderson Amorim, editor do Aqui Notícias, de Cachoeiro, aprovou a iniciativa. “O interior costuma ter mais um olhar de política, de economia e de negócios para Vitória e esquece um pouco o olhar do turismo e do lazer. Vitória tem boa gastronomia, uma vida noturna muito bacana, praias maravilhosas e atenção às questões ambientais. Tem muitos atrativos para que as famílias do interior curtam um final de semana agradável”. Elogiou.
Café da manhã com jornalistas
O encerramento aconteceu na manhã de domingo (11) após o Café da manhã, o Prefeito Lorenzo Pazolini deu as boas-vindas aos jornalistas do interior do Estado que vieram conhecer os atrativos da capital. “Com a vida começando a voltar ao normal, a atividade econômica volta. Vocês são muito importantes para nós, para fazermos esse intercâmbio. Nós moramos aqui (Vitória) e gostamos de passar os finais de semana no Caparaó, Cachoeiro, Linhares, Santa Teresa e Domingos Martins, mas precisamos, também, estimular a vinda para a capital, de forma que nossos irmãos capixabas possam também desfrutar dessas belezas naturais, da praia e do mar. É muito bom ter vocês para essa conjugação de esforços e essa troca de experiências. É essa construção coletiva que nós queremos fazer, essa integração juntando todo o Espírito Santo, que é uma terra abençoada por Deus”, destacou Pazolini.
O chefe do executivo da capital disse que têm um projeto de abertura de Vitória para o Espírito Santo, Brasil e o mundo. “Esse projeto de abertura agregado à minha experiência de atuação profissional com retidão, ética e lisura, todo o tempo estarei comunicando a população a verdade”. Afirmou.

Turismo
A diretora de Turismo da CDTIV, Luzia Toledo, destaca que a ação vai ao encontro da retomada da economia e do turismo em Vitória, levando-se em conta que a capital já tem 60% da população vacinada com pelo menos uma dose contra a Covid-19. “Trouxemos os jornalistas do interior para conhecer verdadeiramente a nossa capital. O turismo fomenta e faz a diferença. Por isso, fizemos uma programação muito intensa com eles, como o passeio no ônibus turístico”.

A diretora-presidente da CDTIV, Camila Brandão, ponderou que é muito importante entender o turismo como geração de riqueza. “Temos que dar a devida importância ao desenvolvimento econômico que o turismo têm. A ilha de Vitória é uma cidade muito bonita, a gente tem que mostrar esse charme. E esse é o primeiro passo, trazendo os profissionais de imprensa do Espírito Santo, mostrando a capital de vários ângulos”. Explicou.