CulturaSlide

Fecsta chega com capacitações para produção de audiovisual

A 6ª edição do Festival de Cinema de Santa Teresa, o Fecsta que acontece no próximo final de semana, traz para a população teresense oficinas de capacitação para a produção de audiovisuais com os tutores Fernando Paschoal e Lucas Bonini.

O Festival de Cinema de Santa Teresa, o Fecsta, acontece entre os dias 27 a 29 de julho no Auditório do Senac, em Santa Teresa. Porém já começou as oficinas de capacitações para audiovisuais, é o FECSTA.LAB.

O Lab tem a proposta de trazer à população, atividades de formação para audiovisuais e promover o diálogo entre profissionais do cinema e as relações da linguagem audiovisual com as histórias cotidianas dos participantes.

Neste ano estão previstas duas oficinas destinadas à população de Santa Teresa: Cinema de arquivo, ministrada pelo diretor e produtor audiovisual Lucas Bonini no auditório do Senac entre os dias 17 a 21 de julho. E cinema independente que acontece de 24 a 28 de julho, na Escola Ethevaldo Damazio, acontece aos alunos da instituição e à comunidade em geral. 

A idealizadora e coordenadora do Festival, Luiza Lubiana diz  “A ideia é ensinar os primeiros passos de uma produção audiovisual, a oficina será ministrada pelo editor de som Fernando Paschoal. Para cada uma das oficinas serão abertas 20 vagas”. Informa Lubiana.

WhatsApp-Image-2023-07-20-at-14.22.59-300x300 Fecsta chega com capacitações para produção de audiovisual

Nas 5 mostras competitivas, foram selecionados 31 filmes de diversos estados brasileiros para você curtir de graça nos dias 27, 28 e 29 de julho, no auditório do Senac de Santa Teresa.

Bernadette Lyra é homenageada no 6º Fecsta 

A 6ª edição do Festival de Cinema de Santa Teresa, homenageia a escritora, professora universitária e pesquisadora em cinema Bernadette Lyra. A capixaba nascida em Conceição da Barra é um importante nome naliteratura ficcional e também nos estudos a respeito da produção audiovisual. Bernadette, se diz surpresa com o convite, mas feliz com a demonstração de afeto. “Confesso que é de imensa e afetuosa gratidão, o sentimento que me toca com esta homenagem”. Diz. Para Lyra, a vitalidade e a persistência na cultura dependem, entre outras coisas, de festivais de cinema como o de Santa Teresa. “São janelas abertas para que os filmes se mostrem ao público e para que os trabalhadores da cultura audiovisual tenham oportunidades de exibição de seu trabalho”. Declara.

A escritora tem expectativas de um clima de festa e de realizações proveitosas para a cultura capixaba durante a programação dos três dias de festival. “Nele se levantam ondas de interesse que atraem não apenas os cinéfilos, mas também gente interessada nas oportunidades e na apreciação das atrações turísticas do nosso Espírito Santo”, completa.

O Fecsta é uma realização da Satírica Filmes, LICC – Lei de Incentivo à Cultura Capixaba e Ministério da Cultura via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408