Meio AmbienteSlide

Feira “Ciência e Sociedade” continua até domingo (21) no Instituto Nacional da Mata Atlântica

O evento realizado no auditório do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, em Santa Teresa-ES, faz parte da programação da 15ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Leonardo Meira/ Inma

Com o tema “Ciência para redução das desigualdades” o Inma recebeu de terça (16) a  sexta (19) estudantes de vários municípios do Espírito Santo.

INMA-Prof.-Elidiomar-de-vermelho-na-roda-de-conversa-sobre-cultura-pop-e-biologia.-Foto-Leo-Meira-INMA-300x199 Feira “Ciência e Sociedade” continua até domingo (21) no Instituto Nacional da Mata AtlânticaNa quinta-feira foi a vez dos alunos do 8° ano da Escola João Crisóstomo Beleza, de Cariacica (ES), se encantarem nas dependências do Inma/Museu. Eles acompanharam a roda de conversa dos professores Dr. Elidiomar Ribeiro da Silva (UNIRIO), Dra. Luci Boa Nova (UFRJ ) e Dr. Arlindo Serpa (Inma) sobre biologia cultural. A didática utilizada pelos professores foi muito instrutiva pois utiliza personagens do cinema, de desenhos, da internet e da televisão para passar informações sobre os animais e plantas de forma mais lúdica e didática. Como o professor Elidiomar explicando a história do homem morcego.

INMA-Escola-João-Crisóstomo-Beleza-de-Cariacica-no-INMA.-Foto-Leo-Meira-INMA-300x199 Feira “Ciência e Sociedade” continua até domingo (21) no Instituto Nacional da Mata Atlântica“O Batman é um personagem inspirado no morcego e quando ele era criança um morcego entrou em sua casa, quebrou uma vidraça e ele se assustou muito com aquilo. Por que acontece isso?! É o processo de destruição dos ambientes naturais desalojando o morcego e outras espécies de suas moradias e eles passam a conviver com a gente”, informou o professor, acrescentando que pouquíssimas espécies de morcego causam danos as pessoas. “A maioria se alimenta de insetos e frutas”, finalizou.

O aluno Mateus Colombo da Cruz fez uma comparação do Museu com seu bairro e destacou a diferença entre os dois locais. “Em Porto de Santana (Cariacica) tem mais mangue e pouca floresta. Já aqui (Santa Teresa) tem mais mata. Nos ensina sobre as diferenças entre a fauna e flora brasileiras. É importante para nós alunos que viemos conhecer outro ambiente e pensar sobre outras profissões no futuro, como trabalhar com biologia ou reserva ambiental”, destacou.

Já a professora de artes Maria Aparecida Rosa Meneguelli gostou da forma como as exposições estão sendo apresentadas. “Fiquei apaixonada por essa área verde. Nessas exposições foram utilizados muitos recursos das artes visuais para apresentar de forma bastante lúdica paras as crianças um conteúdo que muitas vezes é um pouco mais complexo para eles”, enfatizou a professora.

Além da roda de conversa os alunos visitaram os estandes que estão expostos no auditório do Museu Mello Leitão. Puderam sentir o cheiro e identificar as flores no setor de botânica, conhecer as espécies ameaçadas de extinção e ver alguns animais taxidermizados (empalhados) como a anta gigante, o morcego e o falcão. A aluna July Anne Gus Soares ficou interessada na história de Augusto Ruschi, sentiu muito a perda do Museu Nacional e disse que entende a importância da preservação dos museus pelo mundo. “É nossa história sendo contada”, disse.

INMA-July-Anne-ficou-interessada-na-obra-de-Augusto-Ruschi-e-nos-museus.-Foto-Leo-Meira-INMA-300x199 Feira “Ciência e Sociedade” continua até domingo (21) no Instituto Nacional da Mata AtlânticaAs rodas de conversa e a apresentação dos usuários da Associação Pestalozzi de Santa Teresa não serão apresentadas neste fim de semana. No entanto o visitante poderá conhecer as coleções zoológicas do INMA e saber sobre espécies ameaçadas de extinção, jogos didáticos, o uso dos sentidos na identificação das plantas e a história de Augusto Ruschi – Patrono da Ecologia do Brasil.

Feira “Ciência e Sociedade”

15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Confira a programação:

19, 20 e 21 de outubro no auditório do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão/ Instituto Nacional da Mata Atlântica.

As coleções zoológicas do INMA e o dia-a-dia de seus pesquisadores” (Setor de Zoologia)

“O uso dos sentidos na identificação das plantas” (Setor de Botânica)

“Na mira da extinção: a importância da conservação da biodiversidade capixaba” (Projeto Espécies Ameaçadas – INMA)

“O acesso à história é um direito de todos” (Biblioteca)

“A ciência e o lúdico no processo ensino-aprendizagem: ideias para jogos didáticos de baixo custo” (Setor de Divulgação Científica)

Informações no INMA/Museu:

Divulgação Científica – Liana Capucho (27) 98159-4635

Assessoria de Imprensa – Leonardo Meira (27) 99879-5671

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408