Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini
Um dos lugares mais visitados de Santa Teresa, onde o turista encontra desde artesanatos até produtos caseiros da agroindústria local. No segundo andar podemos contemplar o Museu da Imigração Italiana. É um prédio importante, pois integra políticas públicas e empreendedorismo, unindo cultura, assistência e desenvolvimento social, artesanato e agroindústria.
Localizada no centro de Santa Teresa, recebeu este nome em homenagem à m,ais famosa escritora teresense. É composto por três pavimentos onde encontram-se: no primeiro hospeda a Galeria do Artesanato e da Agroindústria de Santa Teresa administrada pela Associação de Produtores de Artesanato e da Agroindústria de Santa Teresa (Aproaast), no segundo andar está o Museu da Cultura e Imigração Italiana em Santa Teresa; e no terceiro, é a sede do Centro de Convivência da terceira idade.
Endereço: Rua: Ricardo Pasolini, n. 246
Bairro: Centro, Santa Teresa
Expediente: diariamente, de 8h às 17h.
Virgínia Tamanini
O espaço é uma homenagem a uma das cidadãs mais ilustres nascidas no município, Virginia Gasparini Tamanini (1897 – 1990). Autodidata, dedicou todos os momentos de lazer ao estudo e à leitura. Desde cedo revelou inclinação para as letras e, muito jovem, escreveu um romance folhetim “Amor sem Mácula”. Fez parte da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, da Associação Espírito-santense de Imprensa e foi sócia correspondente da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, Virgínia escreveu em 1964 o romance “Karina”, que retratou a vida dos imigrantes italianos da primeira geração que vieram para o Espíritos Santo, em especial para o município de Santa Teresa.