ColunistasSlide

Google Fotos passará a cobrar pelo serviço de armazenamento de fotos e vídeos

Por Marcelo Domingos Neto – Analista de Sistemas, Especialista em Gestão Empresarial.

Se você possui um celular com o Sistema Operacional Android, automaticamente você possui uma conta google e certamente utiliza o Google Fotos; esse aplicativo sincroniza de forma automática a galeria do celular armazenando em nuvem nossas fotos e vídeos. Porém o serviço de armazenamento que até então era ilimitado, desde que as fotos e vídeos fossem salvos no App no modo “alta definição”, a partir do dia 01 de junho de 2021, passará ser gratuito somente até o limite de 15GB. Quem ultrapassar esse limite, para que continue fazendo backup de seus arquivos, precisará pagar por mais espaço. Os valores a princípio serão de R$ 6,99 por mês por 100GB até R$ 34,99 mensais por 02TB.

As imagens e vídeos enviadas até o dia 01 de junho de 2021, desde que no modo alta definição, não contarão no espaço gratuito de 15GB que será disponível para o usuário. A empresa informou que a demanda por armazenamento em nuvem está em crescente demanda e que os usuários que não acessam suas contas no Google Fotos por mais de dois anos, terão seus dados apagados, para que eles tenham mais espaço em seus DataCenters. Vale a pena ressaltar que os 15GB disponíveis gratuitamente faz parte de todos os serviços de compartilhamento da Empresa, ou seja, é um espaço dividido entre Google Fotos, Google Drive e Gmail.

Existem outras ferramentas que possuem o serviço de armazenamento em nuvem e que disponibilizam espaços gratuitos como Dropbox, OneDrive e Mega, portanto se seu Google Fotos, ultrapassar o limite gratuito, você tem outras alternativas bem similares ao Google. Temos ainda o ICloud Drive, que disponibiliza 05GB gratuito, somente para produtos da marca Apple.

Armazenamento em nuvem é uma das melhores formas de backup que existe, então não corra o risco de perder suas fotos e vídeos pelo fato de não estar salvando-as fora do seu equipamento – celular e/ou computador.

Portanto utilize as dicas e fique tranquilo!

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408