Gosto de Reciclar
Uma coleção com mais de uma centena de peças antigas, muitas de outros países Sandra afirma: Quando me aposentar vou abrir um antiquário!
Seixas Baré
A agente ambiental Sandra Rodrigues que há mais de 40 anos separa os resíduos, transforma, reaproveita, vende e recicla. Em sua casa ela mostra uma quantidade de antiguidades recolhidas no lixo. Todas as peças em bom estado são guardadas para compor um acervo com o qual ela pretende abrir um antiquário depois que aposentar.
Sandra conta que aprendeu e pegou gosto pela reciclagem ainda jovem com seu pai José Rodrigues de Souza, que além da lavoura garimpava pedras na região do córrego Santo Antônio. “Tinha um lixão aqui no nosso terreno, nessa época a gente separava papelão, latinha, metais, com o declínio do garimpo passamos a sobreviver do lixão.
Nasci aqui em Santa Teresa, sempre morei em Alto Santo Antônio, meu pai veio a falecer em 1994 e após isso houve uma desapropriação para instalar uma usina de compostagem reciclagem e eu aceitei negociar com a prefeitura, perdi mais da metade da minha herança, em 16 mil metros quadrados onde hoje funciona uma usina de compostagem do lixo, antigamente era ali embaixo, e se jogava de qualquer maneira.
No momento só estou trabalhando o orgânico, faço a compostagem e distribuo pelo terreno inteiro.
Confira a entrevista: