Uncategorized

Governo quer ampliar recursos do Pronampe

Ideia é que os bancos utilizem o mesmo volume de garantias oferecidas pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO)

Por Lu Aiko Otta, Valor — Brasília

O governo quer convencer os bancos a aportar mais recursos para o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) utilizando o mesmo volume de garantias oferecidas pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO), informou ao Valor Econômico o assessor especial do Ministério da Economia Guilherme Afif Domingos.

Ele argumenta que o formato atual, no qual são cobertas perdas de até 85% na carteira, oferece proteção excessiva. A inadimplência deverá ficar abaixo desses níveis, avalia. De forma que seria possível às instituições financeiras expandir o crédito utilizando recursos próprios, sem alteração na cobertura do FGO.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408