Cultura

Inma comemora o aniversário do patrono

Decanos dessa terra, autoridades municipais, representantes ligados à ciência e educação esti veram presentes no auditório do INMA para uma homenagem à Augusto Ruschi, lembrando o aniversário de 102 anos do patrono da ecologia. na ocasião foram apresentados o plano de gestão para os 4 anos seguintes pelo diretor Sérgio Lucena.

PC130046-300x225 Inma comemora o aniversário do patrono

O auditório do Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma) esteve lotado na noite do dia 14 durante a comemoração do aniversário de Augusto Ruschi promovido pelo Inma e a Associação dos Amigos do Museu Mello Leitão (Sambio). Estiveram presentes autoridades e representantes de várias instituições ligadas ao ensino e à história do Museu e da cidade. todos discursaram manifestações de apoio à nova instituição, Ufes, Ifes, Idaf, Circolo Trentino, Sambio. Na ocasião foi apresentado à população os objetivos do Instituto e o lançamento do projeto de resgate da Memória do naturalista Augusto Ruschi fundador do Museu. Aline Gonçalves, doutoranda em História pela Ufes que está fazendo o inventário do acervo, diz que o Museu têm farto e relevante material documental em bom estado, mas que podem vir a se deteriorar se não receber tratamento e acondicionamento correto. “Nosso trabalho visa resgatar esse acervo natural e científico do Espírito Santo que se encontra aqui na sede, é um trabalho técnico minucioso que começa com o inventário, tratamento e digitalização dos documentos, para tanto já temos uma parceria firmada com Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).

PC130020-300x225 Inma comemora o aniversário do patrono

Decanos dessa terra, autoridades municipais, representantes ligados à ciência e educação esti veram presentes no auditório do INMA para uma homenagem à Augusto Ruschi, lembrando o aniversário de 102 anos do patrono da ecologia. na ocasião foram apresentados o plano de gestão para os 4 anos seguintes pelo diretor Sérgio Lucena.
Daqui a alguns anos possamos ter um Memorial Augusto Ruschi” Explica. O diretor da Associação dos Amigos do MBML,, disse que a Sambio dará todo apoio possível ao Inma. “A Sambio já vem há algum tempo trabalhando esse conceito de aproximação da sociedade com a ciência e o mundo acadêmico através das arte. Desejamos crescimento ao Inma e que ele possa manter o único museu de história natural do Espírito Santo”. Sugeriu. O diretor do Inma, professor Sergio Lucena abriu a solenidade falando da Obra de Ruschi e seu legado e da preocupação em preservar e perpetuar a memória do fundador do Museu de Biologia Mello Leitão e anunciou a implantação do um Memorial de Augusto Ruschi com as obras e pertences do patrono com sede na própria casa de Ruschi que hoje serve à administração. Garantiu que o Inma vai continuar com a missão do museu, mas que as competências e a área de ação transcendem aos objetivos do museu.

PC130073-300x225 Inma comemora o aniversário do patrono

Em seguida o diretor falou sobre os eixos de sua gestão que envolve 3 programas estruturantes, o primeiro é criar uma rede de informações e compartilhamento da Mata Atlântica, há muitas insti tuições de pesquisa ligadas à mata atlântica, buscaremos parcerias para criar uma plataforma visando integrar as informações sobre o bioma, para que o público em geral possa acessar essa informação. O segundo programa estruturante é transformar Santa Teresa com suas reservas e toda a região serrana num polo internacional de Pesquisa da Mata Atlântica , Atrair pesquisadores de várias partes do país e do mundo, trabalhar a longo prazo a pesquisa e conservação da mata atlântica. O terceiro é um programa de educação científica e ambiental, popularização da ciência com o público que visita o museu e com o público de locais onde vamos desenvolver projetos de pesquisa. Vamos trabalhar um conceito que está ganhando o mundo, Ciência Cidadã, que é envolver leigos na coleta de dados, capacitar o cidadão como ornitólogos amadores que pode fornecer informações através de seu celular para um banco de dados onde um cientista vai estar fazendo a moderação dessa informação, o MCTIC agora está trabalhando uma rede de ciência cidadã no Brasil, cadastrando projetos de diferentes lugares.
O prefeito Gilson Amaro também falou de Ruschi. “Sou agradecido por tudo que Ruschi fez por essa cidade, o Inma foi um presente para nós, eu comprei uma área pensando na sede do Inma, hoje o interesse pela preservação é de todos, pois todos dependemos dela, produzimos água para muitas cidades, todos temos que ajudar a cuidar”. Pediu.

PC130006-300x225 Inma comemora o aniversário do patrono

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408