GeralSlide

Inmet e Defesa Civil alertam para possíveis deslizamentos em áreas de risco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta terça-feira (29) a previsão das chuvas que devem continuar até o final de semana. A defesa Civil do Espírito Santo está enviando notas de alerta para as regiões de risco. 

De acordo com o modelo numérico do Inmet, são previstos acumulados de chuva significativos em grande parte do País, considerando uma faixa desde o noroeste da Região Norte, áreas central e extremo sul da Bahia até o leste das regiões Sudeste e Sul, ocorridos principalmente devido a atuação de um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no início e decorrer da semana, onde persiste um canal de umidade contribuindo para ocorrência das chuvas.

hrh-251x300 Inmet e Defesa Civil alertam para possíveis deslizamentos em áreas de risco
A figura 1 mostra a previsão de chuva acumulada entre os dias 29 de novembro a 05 de dezembro de 2022. Fonte: INMET.

Na Região Sudeste, um canal de umidade pode favorecer grandes acumulados de chuva no início da semana, maiores que 50 mm. Em áreas do sudeste de São Paulo, sul e nordeste de Minas Gerais e do Espírito Santo os acumulados poderão ultrapassar os 80 mm. Já no oeste de São Paulo e centro-oeste de Minas Gerais, os acumulados poderão ficar entre 30 e 70 mm.

Para a Região Norte, são previstos acumulados de chuva maiores que 20 mm em grande parte da região, com destaque para áreas central e leste do Amazonas, central e sul do Pará e do Tocantins e norte de Roraima, onde podem ocorrer acumulados superiores a 80 mm. Em áreas de Roraima, oeste do Acre e sul do Amapá, os acumulados não devem ultrapassar 10 mm.

Na Região Nordeste, os maiores acumulados de chuva se concentrarão em áreas do centro sul da Bahia, além de áreas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) com volumes que podem ultrapassar os 80 mm. Já na parte norte da região, parte central do Ceará, do Rio Grande do Norte e da Paraíba, não se descarta ao longo da semana, a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas principalmente devido ao calor e alta umidade.

No Centro-Oeste, há previsão de acumulados de chuva significativos em grande parte do Mato Grosso, divisa com Goiás, Distrito Federal, com acumulados que podem ultrapassar 70 mm. Já em grande parte do Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, podem ocorrer pancadas de chuva decorrentes de instabilidades causadas por uma massa de ar quente e úmida no meio da semana. Nas demais áreas, são previstos acumulados de chuva entre 20 e 50 mm.

No Sul, as áreas de instabilidade associadas ao canal de umidade poderão ocasionar grandes acumulados de chuva, com volumes que podem ultrapassar os 80 mm no sudoeste do Rio Grande do Sul, e leste do Paraná e Santa Catarina. Nas demais áreas, há previsão de volumes de chuva entre 20 e 50 mm.

 

 

 

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408