Kleber Medici anuncia Quarentena em Santa Teresa
O prefeito esteve na Câmara de vereadores na 6ª Sessão para anunciar a quarentena que deve entrar em vigor a partir de quinta-feira (18). Lojas de roupas, cabeleireiros, bares e restaurantes estão fechados ao público.
Assista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=Nm90kbrEeJ8
Alguns membros do Conselho editorial do STNews estiveram reunidos com o prefeito Kleber Medici na tarde desta terça(21) para saber das próximas deliberações do executivo sobre a situação atual da pandemia.
Na ocasião o prefeito se mostrou sensível e consciente dos estragos à economia que o Lockdown pode acarretar. “Nosso comércio vive do varejo, se fechar, vai afetar toda a cadeia de relações, por isso temos que preservar os serviços essenciais, a quarentena e uma decisão do governador depois de conversar com vários segmentos da sociedade para evitar um lockdawn. Explicou.
Na 6ª Sessão Ordinária da Câmara o prefeito disse que a antecipação de quarentena pelo governo, o pegou de surpresa e ressaltou a necessidade de cumprir o decreto do governador.
Estão liberados os serviços essenciais, porém as lojas de roupas, cabeleireiros, bares e restaurantes estarão a partir de quinta feira fechados ao público segundo normas do governador.
Com o sistema hospitalar com risco de entrar em colapso devido ao aumento na ocupação dos leitos de UTI exclusivos para covid-19, (Diga se de passagem que o governador não construiu UTIs, apesar do aporte de 16 bi do Governo Federal). Na tarde desta terça (16), Renato Casagrande fez um pronunciamento direto do Palácio Anchieta, onde lançou as novas medidas restritivas que influenciarão o funcionamento do comércio, indústria e serviços públicos no Estado.
Foi anunciado um fechamento total durante 14 dias em todo o Espírito Santo. “É quarentena porque não estamos restringindo a circulação das pessoas. Não é um lockdown”,
O comandante do Corpo dos Bombeiros Cerqueira, que também participou da coletiva, enumerou as 24 atividades essenciais que poderão funcionar durante o período:
“Assistência à saúde, serviços públicos considerados essenciais, atividades industriais, atendimento social, segurança pública, atividades agropecuárias, mercados, farmácias, atividade envolvendo equipamentos de infraestrutura ou de insumos sociais. Comercialização de serviços animais, relacionado à energia elétrica, transporte público, telecomunicações, funerárias, agências bancárias, serviços postais, construção civil, atividades ligadas a combustíveis. Distribuição de água, jornalismo, limpeza urbana, igrejas e templos, pesca, locação de veículos e hotéis e pousadas.”
Infelizmente chegamos hoje a 91% de ocupação na UTI. Nossa matriz de risco, pela primeira vez, disparou o gatilho dos 90% de leitos ocupados. Quando isso acontece, temos que tomar medidas para conter a disseminação do vírus.