PolíticaSlide

Lenha na Fogueira

Por José Ivane de Sousa e Seixas Baré

A dança das cadeiras

Quase todo mundo mudou de partido, aconteceu  a dança das cadeiras. No dia 3 de abril, fechou a chamada janela, momento em que àqueles que têm mandato, pode estar mudando de partido sem ser penalizado.  

Todos com Marcus

O partido que saiu mais fortalecido dessa dança foi o Partido Progressista (PP) que é o partido do Secretário de Estado Marcus Vicente  Ex-Deputado Estadual. Aqui em Santa Teresa  a sigla é liderada pelo Santo Pereira Melo,  Santo  surpreendeu muita gente, se comentava pelos corredores da Prefeitura que o PP estava enfraquecido na administração, porém nos bastidores, ele mostrou a sua força de articulação. 

5 x 1

O PP tinha um único vereador que era o Fefeu Novelli, que  migrou para o MDB com a chegada  do Presidente da Câmara, Bruno Henriques Araújo. Em seguida  vieram mais dois vereadores, Bruno Bridi e a Josete Zotelli.  Agregou em seguida o vice-prefeito César Simonassi,  ex MDB e de última hora veio também o prefeito Gilson Amaro. 

 De volta ao ninho

No passado Amaro  foi PP, quando ele se elegeu para Deputado Estadual  posteriormente foi para o MDB pois sempre teve uma aproximação muito grande com o Lelo Coimbra e Rose de Freitas, e no PP que antigamente pertencia ao Ex-Deputado Federal  Nilton Baiano. E mais tarde ingressou nas fileiras do DEM do DR. Dimas Rossi.

Romagnha no ninho tucano

Quem também mudou de partido foi o Vereador Delosmar Romagnha  que se elegeu na base aliada do prefeito Gilson Amaro, agora se juntou às fileiras do PSDB de Kleber Medici, que têm apoio dos Patriotas de Giovane Prando.

Elas por elas

O MDB de Gervásio Magdalon, que tinha um vereador eleito, agora têm dois. Perdeu a Josete Zottele e o vice César Simonassi, mas ganhou o vereador Nivaldo Lepaus que era do PDT e o vereador Fefeu Novelli, ex PP.

Vices

Tudo indica que Novelli será o Vice na chapa do Amaro, quem também já tem vice definido é o pré-candidato pelo PSL Dr. Gregório que faz uma chapa puro sangue com o professor Renato Cosmi.

Nas ruas

Na visão das ruas, a oposição deve se juntar em  um grupo  contra o G.A. Hoje temos 8 pré-candidatos, mas segundo analistas, deve ficar  uns três no máximo, Falam da união entre Gregório Venturi (PSL) e Kleber Medici (PSDB). 

Cowboy do equilíbrio 

Edimar Hermógenes tem hoje o apoio do Partido Liberal (PL), segundo ele têm duas pernas fortes  de pré-candidatos a vereadores que são por excelência os cabos eleitorais de uma campanha. Ter um grupo forte de pré-candidato, é uma força, mas Edimar estar aberto à conversas.

“Nada é absoluto”

Waldyr Loureiro lançado pelo PMN, diz que nada é absoluto.  Sou pré candidato, mas estamos aí para conversar. “Estamos em conferência com lideranças e temos um bom plantel de pensadores da nova política, gente que quer um novo destino para a cidade”. Explica.

97%

O ex-prefeito Claumir Zamprogno (PSB) pré candidato ao peito 2020, disse que sua candidatura está 97% confirmada. Afirmou ainda estar determinado e com certeza vai concorrer.

Vou até o final

Carmem Barcellos diz que não encontrou conteúdo nos grupos com os quais conversou. “Ninguém mostrou projetos, não vamos apoiar ninguém que nos ofereça vantagens pessoais, queremos contribuir com ideias para um futuro promissor do município. Se não temos maioria, temos qualidade em formulação para uma gestão próspera”. Finaliza.

charge-final-1024x644 Lenha na Fogueira

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408