PolíticaSlide

Lenha na fogueira – Entrevista com o candidato a vereador Murilo Vago

Murilo Bosa Vago tem 33 anos, é empresário e servidor público a 13 anos, nasceu em Santa Teresa e é filho do agricultor Ivanildo José Vago e da professora Arminda Izabel Bosa Vago e irmão da engenheira agrônoma Murieli Bosa Vago. 

Lenha na Fogueira – Você é um típico teresense, descendência italiana, cresceu por aqui.

Murilo Bosa Vago – Sim, sou descendente das famílias Bosa e Zanetti, Vago e Calzi e nasci e cresci em Santa Teresa, mais precisamente na localidade de Alto Santo Antônio, na propriedade que minha família tem há mais de 40 anos. Frequentei todo o ensino fundamental e médio na rede pública de ensino, tendo estudado até a 4ª série na escola do campo de Alto Santo Antônio e posteriormente na Escola Santa Catarina e na Escola José Pinto Coelho. 

LNF – Nos fale um pouco da sua formação?

Murilo – Em 2007 através de concurso público me tornei servidor do município de Santa Teresa. Em 2009 me graduei em Sistemas de Informação pelo Unesc e em 2012 concluí minha especialização em Gestão Pública Municipal pelo Ifes. Em 2013 assumi a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Santa Teresa, onde permaneci até 2016, e ainda nesse ano, interinamente estive à frente da Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos. Em 2017 assumi a presidência do Santa Teresa Convention Visitors Bureau e em 2018, inaugurei o Santa Sfiha. Em 2019, após processo seletivo, fui o único teresense selecionado e certificado pelo RenovaBR, maior escola de democracia do país, que tem por objetivo a formação de lideranças políticas.

LNF – Você é uma pessoa engajada no coletivo e na vida pública da cidade, isso vem de família?

Murilo –  Eu e minha família sempre nos envolvemos e participamos de diversas associações, que a meu ver atuam como uma forma de extensão da iniciativa pública, trabalhando o coletivo e fortalecendo os diversos setores produtivos da cidade. Além disso, ser servidor público e empresário me deu a oportunidade de enxergar os dois lados da moeda. Tenho o conhecimento de como funciona a gestão municipal, pelos meus 13 anos de serviço público e formação, e do outro lado, como empresário, consigo enxergar como a atuação pública impacta na sociedade, na economia e na dinâmica da cidade. Atuar na gestão pública é muito gratificante, sobretudo quando você consegue colocar em prática bons projetos e boas ideias. Quando fui secretário municipal vi a importância de inserir a sociedade nas discussões e o quanto é possível maximizar os resultados de um trabalho quando isso acontece. No legislativo não será diferente, afinal o principal papel do vereador é representar os anseios da sociedade que o elegeu, e isso só é possível ouvindo as pessoas e buscando construir as melhores soluções. Com o meu projeto quero ser a representação do setor empresarial e do jovem na Câmara Municipal e poder viabilizar bons projetos para nossa cidade, com base no que já acontece em outros municípios do país.

LNF – Quais os potenciais que você enxerga para a cidade?

Murilo – Sempre afirmei que o futuro da nossa cidade está no turismo que é uma indústria limpa e movimenta diversos setores da economia. O turismo trabalhado de maneira eficiente e em conjunto com uma agricultura diversificada, sustentável e de base familiar, tem capacidade de impulsionar ainda o setor de comércio e serviços, gerando mais oportunidades de emprego e renda, sobretudo para os jovens e pequenos empreendedores.

LNF – Quais os assuntos que estarão em pauta nas suas propostas de atuação?

Murilo – Tenho definido algumas pautas que estão alinhadas com a minha formação, carreira e conversas com pessoas de diversas áreas. Tenho propostas de trabalho definidas em seis eixos, sendo eles: empreendedorismo e inovação, gestão pública eficiente, educação de qualidade, destino turístico sustentável, inovação e infraestrutura e gestão participativa. Serão ideias para o legislativo e o executivo que poderão ser colocadas em prática com o apoio da sociedade e das outras esferas de governo.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408