PolíticaSlide

Lenha na fogueira – Entrevista com o vereador, pré candidato a prefeito Gregório Venturim

“Santa Teresa precisa de uma gestão séria, moderna e participativa”

Por Seixas Baré

Santa Teresa Notícia – Quem é Gregório Venturim?

Gregório Rocha Venturim – Sou médico, produtor rural, amo Santa Teresa, casado com a Dra. Joana e pai de dois meninos, Enrico e Gregório Venturim. Vim para Santa Teresa para servir o nosso país nas Forças Armadas, aqui empreendi, montando um restaurante de Comida Japonesa (em alta até hoje) e uma Clínica Médica voltada a Segurança e Medicina do Trabalho, constituí minha família e atualmente estou como vereador. Defendo as boas práticas na gestão pública, como moralidade, desburocratização, eficiência e inovações digitais.

STN – Qual a visão que tem de sua vida pública?

Gregório – Tenho mantido a coerência dentro da ética e da moral na qual acredito, vejo Santa Teresa como uma terra de grandes riquezas, com uma agricultura forte e um potencial enorme em vários segmentos para ser trabalhado. Nossa cidade tem história e conteúdo, o nosso desafio é estimular a economia na direção de nossas vocações naturais como agroturismo, precisamos de uma gestão séria, participativa e inovadora.

STN – Como surgiu sua pré-candidatura ao executivo local?  

Gregório – Um grupo pessoas comuns que defendem o patriotismo, família, liberdades e direitos individuais no nosso município e enxergam a participação na política como um dos melhores instrumentos de mudanças na nossa sociedade, me procuraram pelo trabalho que desenvolvo como vereador para que fosse o pré-candidato desse grupo. Prontamente aceitei, é um desafio grande, mas necessário, agora tenho essa missão de fazer uma gestão pública eficiente reformulando a visão da coisa pública como de todos e para todos, sem influências do poder econômico e político partidário.

STN – Quais os potenciais a ser explorado?

Gregório – Santa Teresa é um município muito abençoado por seu clima, belezas naturais, biodiversidade, localização e principalmente pelo valor de sua rica cultura, por sermos o berço da imigração italiana em nosso país. Nossa cidade precisa de uma gestão que desenvolva suas potencialidades, fazendo uso de ferramentas tecnológicas e com um quadro formado por pessoas técnicas, envolvidas com o município e não com interesses particulares de cada momento. Valorizar a participação popular nas tomadas de decisões, principalmente através dos Conselhos é uma das prioridades, o cidadão não pode se limitar a ser um mero pagador de impostos, precisa participar das decisões do nosso município. 

STN – O que te motiva?

Gregório – Fazer o município progredir com um planejamento sólido, saber onde queremos chegar, hoje vemos planos sem continuidade, muita formalidade, vemos investimentos sem diagnóstico e nem prognóstico, visando atender nichos eleitorais do gestor de cada época, não se reavalia metas e isso dificulta a execução até simples políticas pública.  Então precisamos dentro da gestão pública, manter uma coerência, um planejamento, lógico que para isso precisamos de pessoas capacitadas, valorizando principalmente o talento dos servidores e escolhendo para os cargos importantes pessoas técnicas.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408