Livro conta a história de Patrimônio
Moradores se reúnem para resgatar através da memória, a história de Santo Antônio do Canaã, Patrimônio como sempre foi chamado pelos descendentes de poloneses que fundaram a localidade.

Em Santo Antônio do Canaã, os moradores do distrito sob a coordenação de Edegar Antônio Formentini escreveram um livro contando a história da localidade.
A obra Santo Antônio dos Polacos (do Canaã) Registro históricos e memória dos imigrantes foi lançada neste mês.
De acordo com a escritora e historiadora Simone Zamprogno Scalzer esse projeto é conduzido por Edegar Formentini que há muitos anos pesquisa a história deste distrito, fazendo entrevistas e levantando documentos, com a intenção de deixar tudo registrado. “Edegar reúne os moradores da localidade, organiza fotos, ajuda na escrita do livro e contribui com informações. Em um momento seguinte, recolhe doações e realiza a venda antecipada de livros para financiar o lançamento, o que possibilitou vender os livros abaixo do preço de custo, como forma de democratizar esse conhecimento. O livro tem um valor histórico inestimável ao contar a história do distrito a partir de um grupo tão significativo de pessoas”. Explica.
Simone Scalzer Zamprogno em sua tese de mestrado estudou a realidade da Europa da segunda metade do século IX que motivou a emigração e também as condições que o Império Brasileiro oferecia aos imigrantes. Esse estudo foi acrescentado às informações que o Edegar já tinha levantado.