GeralSlide

Lixo a céu aberto no Milanese

 

Na região do Milanese em 25 de Julho, moradores reclamam que os entulhos despejados no local estão misturados com lixo.

 

Dezenas de monturos de lixo misturado com entulhos apareceram numa área da prefeitura próximo ao assentamento dos “Sem Terras” no Milanese em 25 de Julho no final de Abril.

876b73ec-5890-4569-a763-6c302802c92d-300x225 Lixo a céu aberto no Milanese

Uma área que já tem um histórico de degradação, pois já houve despejo de resíduos sólidos urbanos (RSU) em outras épocas, está novamente sendo usada para descarte de lixo em geral.

A área já esteve sob os cuidados do Ministério Público, que têm combatido e impedido várias ações de despejo de dejetos no local.  Existe um projeto para reflorestamento para a área. O lixo disposto em local inapropriado, sem licenciamento, pode contaminar o lençol freático. 

De acordo com moradores da região, foram informados pelos funcionários da prefeitura que era apenas transbordo, porém a reportagem esteve no local e constatou desde lixo orgânico, também recicláveis e até eletrônicos entre os entulhos. 

O agricultor João Rezende diz que de tempos em tempos têm caminhão despejando lixo no local. De vez em quando chega caminhão cheio de tudo quanto é coisa, é lixo misturado com mato, mas um dia desses veio muito lixo, ficou cheio de urubu aqui”. Contou.

Enviamos um e-mail para a secretaria de meio ambiente, meioambiente@santateresa.gov.br mas o e-mail voltou, enviei mensagem pelo Whatsapp e o secretário da pasta pediu que a denúncia fosse encaminhada pelos canais oficiais.

 

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408