GeralSlide

Lixo como um valor Entrevista com o vereador Dequinha

“Não vejo lixo como um problema, mas uma oportunidade, a reciclagem e a compostagem são duas das muitas riquezas que podemos explorar”.

 

O vereador José Maria Degasperi, o popular Dequinha, durante a 21 sessão ordinária que aconteceu no último dia 6, fez uma fala sobre a gestão dos resíduos sólidos no município, De acordo com o vereador não se pode ver a gestão de resíduos como algo oneroso pois há muita riqueza e muito significado na reciclagem e recuperação energética daquilo que jogamos fora. “Mas nesse setor, é muita conversa e pouca ação”. Afirma.

 

Convidamos o Edil para falar sobre o assunto

WhatsApp-Image-2021-07-19-at-20.42.47-300x184 Lixo como um valor Entrevista com o vereador Dequinha

STN – O senhor falou na Câmara legislativa sobre resíduos sólidos como se conhecesse bem o assunto, estuda esse setor?

José Maria Degasperi – Na verdade adquiri esses conhecimentos quando estudei no Ifes, sou formado em técnico agrícola e nossos professores eram muito bons.  

 

STN – Em que ano foi isso?

Dequinha – Foi em 1982, foram três anos de formação em tempo integral, teoria e prática, estudando e trabalhando , tínhamos professores muito bons, lembro do Jacimar professor de biologia e Geraldo Mattiello professor de agricultura aqui de Barracão, está vivo ainda excelente professor eles tinham paixão pelo ensino.

 

STN – O senhor tem alguma ideia para a gestão de resíduos do município de Santa Teresa?

Dequinha – Sim. Acho que poderíamos contratar um técnico em resíduos sólidos para trabalhar a compostagem. Demanda nós temos, só a baixada do trevo entre Santo Antônio e Barracão absorve toda a produção são grandes campos de milho que produzem 4 vezes ao ano. geraríamos riquezas com o orgânico. Embora não sendo minha função, sugeri à prefeitura a compra de um terreno aqui em Patrimônio,  na época do Claumir, de  35 hectares, e que está disponível até hoje, não têm água e é excelente para esse trabalho.

 

 

  

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408