Lixo e degradação às margens da represa de Rio Bonito
A represa da PCH de Rio Bonito, um dos lugares mais belos da região centro serrana sofre com depredações e lixo às suas margens, visitantes denunciam a falta de respeito com o meio ambiente.
A quantidade de lixo às margens da represa da PCH Rio Bonito no município de Santa Maria de Jetibá têm provocado indignação nos turistas e frequentadores da represa.
De acordo com o pescador Josenaldo Manzoti, morador de Santa Teresa, a água da lagoa está estranha. “Não pode ser normal, antes não era assim, olha como tá a cor dessa água, verde amarelada, parece que têm um brilho por cima, têm que fazer uma análise, uma pesquisa pra ver o que que é isso, pode ser perigoso.” Adverte.
Um pescador de Santa Maria de Jetibá que não quis se identificar, disse que existe abuso também sobre a pesca, pois muitos praticam pesca predatória com arpão, malhadeira, tarrafa. “Tem muita gente usando redes e até bombas, mas tem mergulhadores também que se utilizam de outras formas de pesca”. Conta.
SOS rio smj Rio Bonito, um grupo de whatsapp de pescadores conscientes e preservadores do entorno da represa também denunciaram o descarte de lixo às margens do manancial, e fotos não param de chegar com o mesmo conteúdo, lixo e degradação, as fotos falam por si. Gildasio Buctke diz que é preciso ajudar o poder público e denunciar os abusos. “Se nós não tivermos coragem de denunciar agora, como vamos sobreviver no futuro, se continuarmos com esses desrespeitos ao nosso patrimônio natural?” Indaga.
O frequentador da represa Fábio Almeida de Santa Teresa diz que é preciso unir forças. “Temos que nos unir ao poder público, nos mobilizar em uma campanha de sensibilização para que os visitantes da represa não deixem lixo às suas margens e passar a ter mais respeito com essa grandiosa beleza, temos que salvar a lagoa.” Opinou.
A bióloga de ictiofauna Martha Bicalho do Instituto Portas Abertas diz que é necessário fazer uma análise na coluna d’água, pois a coloração verde pode ser início de eutrofização. “Pode ser várias causas, têm que se fazer um estudo, pode ser uma proliferação de microalgas, se for, é perigoso pois elas liberam toxinas na água”.
O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria de Jetibá, Elmar Francisco Thom, disse que irá imprimir a denúncia e em seguida ciência da situação aos Vereadores daquela Casa de Leis, para que sejam tomadas as devidas providências.
O secretário de Meio Ambiente de Santa Maria de Jetibá Enoc Joaquim da Silva , agradeceu a colaboração e se colocou à disposição para eventuais esclarecimentos. “Informamos o recebimento de denúncia sobre o fato e uma equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente do município foi designada para fazer uma vistoria ao local para averiguações, onde as constatações foram encaminhadas via ofício ao IEMA, órgão responsável pelo licenciamento ambiental da referida PCH Rio Bonito e estamos no aguardo de manifestação do referido órgão”. Explica.