Lula critica comentários sobre derrotas do governo: ‘Parecendo que o mundo acabou’, mas está ‘tudo normal’
Nesta quarta, Congresso mudou medida provisória e esvaziou poder dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas. Lula disse ainda que o governo não pode ‘se assustar com a política’.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou em discurso os comentários feitos após derrotas do governo no Congresso. Para o presidente, os comentários dão impressão de que o “mundo acabou”, mas, na avaliação dele, está tudo parecendo “normal”.
Nesta quarta (24), o governo sofreu pelo menos duas derrotas mais significativas no Congresso.
A primeira, na comissão mista (formada por deputados e senadores) que analisa a medida provisória que reestruturou a organização de alguns ministérios. Os parlamentares esvaziaram poder dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.
Mais tarde, em votação no plenário da Câmara, os deputados mudaram uma medida provisória aprovada pelo Senado e voltaram a incluir no texto um dispositivo que afrouxa o combate ao desmatamento na Mata Atlântica.
“Tem dias que a gente acorda com notícias parecendo que o mundo acabou. Eu fui ler as notícias hoje, na verdade, tudo parecia normal”, afirmou o presidente.
Lula afirmou ainda que o governo não pode se assustar com a política
“Uma comissão do congresso querendo mexer numa estrutura de governo que é difícil de mexer. Agora que começou o jogo. O que a gente não pode é se assustar com a política. Quando a sociedade se assusta com a política e começa a culpar a classe política, o resultado é infinitamente pior”, argumentou o presidente.