Marca investe em consumo consciente
Não há nada mais atual do que movimentos relacionados ao consumo consciente e à sustentabilidade. Por isso, o slow fashion, um movimento da moda que surgiu baseado nesses conceitos, segue como tendência crescente no mercado e não param de surgir marcas que se guiam por esse pensamento.
No Espírito Santo a Marca Dom é uma das que apostam nesse conceito, por isso, o STNews convidou a mãe, empreendedora, designer e costureira Carol Teles para nos fornecer uma palhinha sobre o assunto e o trabalho que vem desenvolvendo.
Santa Teresa News – Carol, como você trabalha esse conceito nas peças que você produz?
Carol Teles – O conceito é aplicado desde o desenvolvimento das peças, até a utilização de matérias-primas originárias de rejeitos de produção da indústria têxtil. A ideia é que as peças não se tornem obsoletas em 6 meses, uma vez que expressam um estilo de vida desprendido da necessidade de consumo excessivo (hippie lifestile).
STNews – Você disse que trabalha com rejeitos de produção da indústria têxtil?
Carol – A indústria têxtil, assim como todas as grandes indústrias, é responsável por grande parte da poluição do planeta. Processos químicos, desperdício de água, desmatamento e uso de substâncias tóxicas são alguns exemplos dos problemas causados, além do descarte irregular de toneladas de resíduos têxteis direcionados a aterros sanitários ou incinerados. Nós aproveitamos parte desses resíduos e devolvemos à cadeia produtiva, economizando os recursos naturais.
STNews – São peças que contribuem para a sustentabilidade do mundo em que vivemos?
Carol – Sem dúvida, o objetivo da Dom é contribuir ativamente com a diminuição do descarte exagerado e irregular de resíduos, esses materiais seriam descartados por essas grandes empresas, mas em nossas mãos, ganham nova vida, isso pode ajudar às pessoas ter um novo olhar acerca do consumo, não só de roupas, mas de qualquer produto de mercado. Aos poucos podemos mudar o mundo.
STNews – Me fala mais sobre a Marca Dom?
Carol – Fazemos as peças com amor e por amor, desde a seleção dos materiais, atendendo ao critério de redução de resíduos, depois recebem um beneficiamento especial, na sua maioria tingidos artesanalmente com ingredientes naturais, biodegradáveis. Somos da turma do “faça você mesmo”, ou do “compre de quem faz”.
Fazemos tudo com amor e gratidão, e damos preferência a comprar de pequenos produtores, nossos colaboradores são nossos conhecidos e moram em nossa região. Realizamos nosso sonho de sermos artistas livres e conscientes, e assim, acreditamos que juntos somos melhores!