Mas, porquê?
De repente uma denúncia sobre desmatamentos em Santa Teresa no jornal A Gazeta (chamo atenção para o fato da Grande mídia não cobrir pauta ambiental há muito tempo) e ao mesmo tempo uma live é anunciada pelo Facebook com o núcleo duro da atual Administração denunciando desmatamentos. Esperei com ansiedade a live começar para fazer meus questionamentos sobre as inúmeras denúncias de crimes ambientais cometidos no município em todos os distritos, mesmo sem o apoio do promotor de justiça local.
Fiz meus questionamentos, que não foram respondidos. Ora se numa live os atores não interagem com o público, perde a razão de ser uma live, talvez um podcast ou um programa de televisão ou canal.
Já que não houve resposta gostaria de colocar alguns, apenas alguns dos muitos questionamentos sobre o meio ambiente teresense.
- Porquê a secretaria de meio ambiente não aparece para dar alguma explicação para essa situação ambiental? e porquê não respondeu às denúncias feitas pelo jornal local?
- Onde estavam as autoridades competentes nesses anos todos?
- Porque só agora na saída a atual administração resolveu denunciar os crimes ambientais, onde estavam os órgãos fiscalizadores, tendo em vista que o jornal fez as denúncias e eles nem sequer responderam?
- O PDM da cidade só venceria no próximo ano, Mas o administração resolveu reformular 2 anos antes de vencer e não contemplou a regularização fundiária, quesito prioritário, e com isso atrasou a cidade por mais 10 anos futuros e pior, tudo isso com o aval daqueles que o prefeito convidou para a revisão.
- Há que publicar também que o PDM foi revisado sem gravimetria, sem sequer fazer um levantamento “in loco” para atualização e prospecção dos próximos 10 anos.
- Possuo documentos que provam o descaso deste governo com o meio ambiente e sendo ainda co-autor de crimes ambientais de várias espécies. Esses documentos dariam um livro.
- Porque o prefeito não fez a regularização fundiária? Mesmo sendo ele um beneficiado, visto que também seu imóvel é irregular?
No apagar das luzes, o grupo se articula com o governo e deflagra uma operação no município, mas porquê? qual a razão? Ora só há uma explicação: Atingir seus adversários políticos com os quais lutou todos esses anos e todo o problema gerado com o advento será de responsabilidade do próximo prefeito e ele ainda sai como protetor do meio.
Esses são os elementos que ofereço ao leitor pensante.