Memória Revelada encanta público do 4º Festival de Cinema de Santa Teresa
Foram três dias de festa multicultural, valorizando a arte, tradições locais e as manifestações populares, o Fecsta trouxe sessões de cinema, palestras, show, poesia e muita criatividade jorrando em um evento transversal, que envolveu múltiplas linguagens artísticas. 35 filmes de 23 estados e 585 inscritos.
O Festival de Cinema de Santa Teresa (Fecsta) movimentou o cenário artístico capixaba com 5 mostras competitivas do 4ª festival que aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de agosto. Esse ano o festival abordou o tema “Memória Revelada” transmitido pelo canal da Satírica Filmes, diretamente da Pousada Valle Di Trento em Santa Teresa.
O evento cinematográfico trouxe para reflexão em 2021, o tema Memória Revelada que sensibiliza para a origem e o sentido da fotografia, na palavra “revelar” que têm o significado direto de exibir, expor, “Não existe foto sem memória” é o que afirma a coordenadora do Fecsta, Luisa Lubiana, “Fizemos o Fecsta pensando nas pessoas que estão confinadas em suas casas e necessitam de arte e cultura que são alimento para o espírito, o festival reuniu a arte e a cultura no município de Santa Teresa. Também revela parte da memória que marca a história da imigração europeia em terras capixabas nesses dois séculos de Imigração Italiana. Muitos olhares desses imigrantes foram eternizados em fotografias, o Fecsta traz ao público uma exposição de parte desse acervo, com as principais obras ainda preservadas. Fotos tiradas por agricultores imigrantes do século XIX e que guardam toda a sensibilidade e perspectiva desses novos moradores em paisagens brasileiras”. Explica Luiza.
Lubiana informa ainda, que o Fecsta, além da mostra de cinema, é também um laboratório de produção de conteúdo audiovisual realizado pela Satírica Filmes Produções LTDA e viabilizado com apoio e patrocínios de empresas do Estado do Espírito Santo.
O Fecsta acontece desde 2018 em Santa Teresa, visando mobilizar a juventude para a produção de conteúdo, oferecendo atividades de entretenimento para a população local, dando visibilidade ao município, atraindo produções audiovisuais de todo o Brasil.
O prefeito de Santa Teresa Kleber Medici disse que ficou feliz em perceber o resultado do festival. “O Fecsta mesmo de forma virtual, trouxe a possibilidade de experimentar a arte em suas diversas expressões como cinema, poesia e narrativas históricas, em um único evento, fez a diferença em um momento ainda difícil para este segmento tão importante. As várias mostras de curta-metragem demonstraram a importância do cinema para a cultura do povo. O cenário sombrio destes últimos tempos recebeu um realce de luz, quando o cinema, neste festival, estreitou os laços com a educação na escola. Tudo é aprendizagem! Não posso deixar de destacar o excelente trabalho desenvolvido por Luiza Lubiana e a parceria local com a Prefeitura, por meio do Secretário de Turismo e Cultura, Rodrigo Brito e ainda, a receptividade do casal Ronaldo e Jurema Tonini, na Pousada Valle di Trento”. Elogia.
Canal do Fecsta no Youtube conferir a programação:
https://www.youtube.com/channel/UCROvRJaCDuqn1qJLyKjHPXg
Fecsta
O evento foi transmitido pelo Canal do Fecsta no You tube – aprovado na Lei de Incentivo à Cultura e em parceria com a CEDISA e Banestes. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Teresa, Pousada Valle di Trento, Convention & Visitors Bureau, Pousada Villa Theodora, Adega Marquesa, Hotel Pierazzo, Estúdio Gazeta e RTV-ES.
A prévia do Festival começou com a Oficina de Gravação e Edição oferecida para os alunos das escolas públicas do município de Santa Teresa, uma semana antes do festival. No último dia, eles apresentaram seu trabalho numa exibição para todo o público do Fecsta.
Também foi lançado nesta edição, o primeiro de quatro episódios da Websérie “Catedrais Líquidas”. Um projeto que registra cachoeiras, museus, casarios tombados pelo patrimônio histórico e demais belezas do Circuito das Três Santas: Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Santa Leopoldina, com direção e roteiro de Luiza Lubiana.
Parciais
Alguns membros da Associação Internacional de Lions Clube fizeram uma manifestação cultural em forma de live que também se encontra no canal do youtube conscientizando a população em prol do voluntariado.
Esse ano houve uma apresentação de música italiana com o acordeonista local Pedro Biasutti. Nascido em Santa Teresa em 1952, toca acordeom desde os 13 anos. É autodidata e amante da música. Participa ativamente da cena musical local e faz parte do grupo Circolo Trentino di Santa Teresa.
Focado em valorizar a música Capixaba, o 4° Festival de Cinema de Santa Teresa recebeu no Sábado, dia 28 de Agosto às 20:20 o “Trio Nessos”. Criado em 2015 por Rúbia de Moraes, flautista; Daniel Amaral, violista; e Felipe Medeiros, contrabaixista, o trio tem em seu repertório diversos arranjos de MPB, bossa, tango e choro. Em 2019 em parceria com compositores capixabas, o trio encomendou três obras inéditas que agora fazem parte do patrimônio nacional.
MOSTRA “A ESCOLA VAI AO CINEMA”: Censura livre, destinada aos alunos da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa. A SMED de Santa Teresa estará junto com o Fecsta, incentivando os alunos a participarem e votarem no melhor filme destas mostras.
MOSTRA “BEIJA- FLOR”: Obras com temáticas sociais e com censura acima de 12 anos.
MOSTRA “FRENÉTICA”: Filmes para maiores de 16 anos, que tratam temáticas como feminicídio, homofobia e injustiças sociais, podendo conter cenas de sexo e violência.
MOSTRA “ÍNDIOS: ESPLENDOR E RESISTÊNCIA”: Criada em 2019 e segue nesse ano de 2021, homenageia povos originários, realizadores indígenas e temas ambientais.
MOSTRA “VIRGÍNIA TAMANINI”: Vitrine exclusiva para produções realizadas no estado do Espírito Santo por diretores capixabas.
Os troféus foram concedidos para o Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor filme capixaba, que além do troféu levou um prêmio em dinheiro, Melhor Filme Eleito pelo Júri Popular (todo o Brasil que esteve assistindo ao Festival pode votar no melhor filme), e duas Menções Honrosas.
Além das mostras competitivas, esse ano o Fecsta apresentou duas outras mostras:
MOSTRINHA INFANTIL: Curadoria feita especialmente para os pequenos. Foram cinco animações muito especiais.
MOSTRA MEMÓRIA: Foram escolhidos três filmes inspirados no tema do festival, “Memória Revelada”, que marca a história da imigração européia em terras capixabas com os filmes; TUTTI TUTTI BUONA GENTE de Orlando Bomfim, filmado em santas Teresa, A LENDA DE PROINTER de Luiza Lubiana, filmado na represa de Rio Bonito, Santa Maria de Jetibá, em 1994 e O QUE RESTA DA IMAGEM de Rafael Wolfgramm, filmado em Laranja da Terra.
Para encerrar o Festival, foi realizada a cerimônia de premiação, onde entregamos os sete troféus aos filmes premiados.
Toda esta programação está disponível no canal do festival no Youtube.