CulturaSlide

Memória Revelada encanta público do 4º Festival de Cinema de Santa Teresa

Foram três dias de festa multicultural, valorizando a arte, tradições locais e as manifestações populares, o Fecsta trouxe sessões de cinema, palestras, show, poesia e muita criatividade jorrando em um evento transversal, que envolveu múltiplas linguagens artísticas. 35 filmes de 23 estados e 585 inscritos.

240591001_1709487279399929_8372674285100390286_n-300x225 Memória Revelada encanta público do 4º Festival de Cinema de Santa Teresa
O filme vencedor pela votação popular recebeu o belíssimo troféu FECSTA, que, esse foi confeccionado pela artesã Ana Luicia Rezende.

O Festival de Cinema de Santa Teresa (Fecsta) movimentou o cenário artístico capixaba com 5 mostras competitivas do 4ª festival que aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de agosto. Esse ano o festival abordou o tema “Memória Revelada” transmitido pelo canal da Satírica Filmes, diretamente da Pousada Valle Di Trento em Santa Teresa.

O evento cinematográfico trouxe para reflexão em 2021, o tema Memória Revelada que sensibiliza para a origem e o sentido da fotografia, na palavra “revelar” que têm o significado direto de exibir, expor, “Não existe foto sem memória” é o que afirma a coordenadora do Fecsta, Luisa Lubiana, “Fizemos o Fecsta pensando nas pessoas que estão confinadas em suas casas e necessitam de arte e cultura que são alimento para o espírito, o festival reuniu a arte e a cultura no município de Santa Teresa. Também revela parte da memória que marca a história da imigração europeia em terras capixabas nesses dois séculos de Imigração Italiana. Muitos olhares desses imigrantes foram eternizados em fotografias, o Fecsta traz ao público uma exposição de parte desse acervo, com as principais obras ainda preservadas. Fotos tiradas por agricultores imigrantes do século XIX e que guardam toda a sensibilidade e perspectiva desses novos moradores em paisagens brasileiras”. Explica Luiza.

240860038_1710906885924635_9187714152793678235_n-300x163 Memória Revelada encanta público do 4º Festival de Cinema de Santa Teresa
Trio Nessos criado em 2015 por Rúbia de Moraes, flautista; Daniel Amaral, violista; e Felipe Medeiros, contrabaixista, o trio tem em seu repertório diversos arranjos de MPB, bossa, tango e choro.

Lubiana informa ainda, que o Fecsta, além da mostra de cinema, é também um laboratório de produção de conteúdo audiovisual realizado pela Satírica Filmes Produções LTDA e viabilizado com apoio e patrocínios de empresas do Estado do Espírito Santo.

O Fecsta acontece desde 2018 em Santa Teresa, visando mobilizar a juventude para a produção de conteúdo, oferecendo atividades de entretenimento para a população local, dando visibilidade ao município, atraindo produções audiovisuais de todo o Brasil.

O prefeito de Santa Teresa Kleber Medici disse que ficou feliz em perceber o resultado do festival. “O Fecsta mesmo de forma virtual, trouxe a possibilidade de experimentar a arte em suas diversas expressões como cinema, poesia e narrativas históricas, em um único evento, fez a diferença em um momento ainda difícil para este segmento tão importante. As várias mostras de curta-metragem demonstraram a importância do cinema para a cultura do povo. O cenário sombrio destes últimos tempos recebeu um realce de luz, quando o cinema, neste festival, estreitou os laços com a educação na escola. Tudo é aprendizagem! Não posso deixar de destacar o excelente trabalho desenvolvido por Luiza Lubiana e a parceria local com a Prefeitura, por meio do Secretário de Turismo e Cultura, Rodrigo Brito e ainda, a receptividade do casal Ronaldo e Jurema Tonini, na Pousada Valle di Trento”. Elogia.

Canal do Fecsta no Youtube conferir a programação: 

https://www.youtube.com/channel/UCROvRJaCDuqn1qJLyKjHPXg  

 

Fecsta

O evento foi transmitido pelo Canal do Fecsta no You tube – aprovado na Lei de Incentivo à Cultura e em parceria com a CEDISA e Banestes. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Teresa, Pousada Valle di Trento, Convention & Visitors Bureau, Pousada Villa Theodora, Adega Marquesa, Hotel Pierazzo, Estúdio Gazeta e RTV-ES. 

A prévia do Festival começou com a Oficina de Gravação e Edição oferecida para os alunos das escolas públicas do município de Santa Teresa, uma semana antes do festival. No último dia, eles apresentaram seu trabalho numa exibição para todo o público do Fecsta.

Também foi lançado nesta edição, o primeiro de quatro episódios da Websérie “Catedrais Líquidas”. Um projeto que registra cachoeiras, museus, casarios tombados pelo patrimônio histórico e demais belezas do Circuito das Três Santas: Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Santa Leopoldina, com direção e roteiro de Luiza Lubiana.

WhatsApp-Image-2021-08-31-at-13.09.42-300x167 Memória Revelada encanta público do 4º Festival de Cinema de Santa Teresa
Coordenadora do Festival de Cinema de Santa Teresa, Luiza Lubiana

Parciais

Alguns membros da Associação Internacional de Lions Clube fizeram uma manifestação cultural em forma de live que também se encontra no canal do youtube conscientizando a população em prol do voluntariado. 

Esse ano houve uma apresentação de música italiana com o acordeonista local Pedro Biasutti. Nascido em Santa Teresa em 1952, toca acordeom desde os 13 anos. É autodidata e amante da música. Participa ativamente da cena musical local e faz parte do grupo Circolo Trentino di Santa Teresa.

Focado em valorizar a música Capixaba, o 4° Festival de Cinema de Santa Teresa recebeu no Sábado, dia 28 de Agosto às 20:20 o “Trio Nessos”. Criado em 2015 por Rúbia de Moraes, flautista; Daniel Amaral, violista; e Felipe Medeiros, contrabaixista, o trio tem em seu repertório diversos arranjos de MPB, bossa, tango e choro. Em 2019 em parceria com compositores capixabas, o trio encomendou três obras inéditas que agora fazem parte do patrimônio nacional.

MOSTRA “A ESCOLA VAI AO CINEMA”: Censura livre, destinada aos alunos da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa. A SMED de Santa Teresa estará junto com o Fecsta, incentivando os alunos a participarem e votarem no melhor filme destas mostras.

 MOSTRA “BEIJA- FLOR”: Obras com temáticas sociais e com censura acima de 12 anos.

 MOSTRA “FRENÉTICA”: Filmes para maiores de 16 anos, que tratam temáticas como feminicídio, homofobia e injustiças sociais, podendo conter cenas de sexo e violência.

 MOSTRA “ÍNDIOS: ESPLENDOR E RESISTÊNCIA”: Criada em 2019 e segue nesse ano de 2021, homenageia povos originários, realizadores indígenas e temas ambientais.

 MOSTRA “VIRGÍNIA TAMANINI”: Vitrine exclusiva para produções realizadas no estado do Espírito Santo por diretores capixabas.

Os troféus foram concedidos para o Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor filme capixaba, que além do troféu levou um prêmio em dinheiro, Melhor Filme Eleito pelo Júri Popular (todo o Brasil que esteve assistindo ao Festival pode votar no melhor filme), e duas Menções Honrosas.

Além das mostras competitivas, esse ano o Fecsta apresentou duas outras mostras:

 MOSTRINHA INFANTIL: Curadoria feita especialmente para os pequenos. Foram cinco animações muito especiais.

 MOSTRA MEMÓRIA: Foram escolhidos três filmes inspirados no tema do festival, “Memória Revelada”, que marca a história da imigração européia em terras capixabas com os filmes; TUTTI TUTTI BUONA GENTE de Orlando Bomfim, filmado em santas Teresa, A LENDA DE PROINTER de Luiza Lubiana, filmado na represa de Rio Bonito, Santa Maria de Jetibá, em 1994 e O QUE RESTA DA IMAGEM de Rafael Wolfgramm, filmado em Laranja da Terra.

Para encerrar o Festival, foi realizada a cerimônia de premiação, onde entregamos os sete troféus aos filmes premiados.

Toda esta programação está disponível no canal do festival no Youtube.

https://linktr.ee/FECSTA 

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408