Miss lança campanha dos Plantadores de Árvores
Um bate papo com a bela Eduarda Beilke,(16) candidata a miss Espírito Santo juvenil representando Santa Teresa. Ela foi convidada para lançar uma campanha nacional pelo plantio de árvores .
Santa Teresa Notícia – Qual sua relação com o meio ambiente?
Eduarda Beilke – O amor pela natureza desde muito cedo fazem parte da minha vida. Nasci aqui entre as orquídeas e bromélias de minha família, moro vizinha à reserva Augusto Ruschi, aprendi com a família e amigos a amar as plantas e animais e ter zelo por nossas matas. Ainda muito pequena tive contato com ambientalistas como Nilton Broseghini e outros. Ainda criança, incentivada por Nilton, plantei um Jequitibá Rosa no quintal de casa. Esta foi uma experiência que me permitiu acompanhar o crescimento de uma árvore (hoje ela está maior que eu) e de plantar outras mais. Mas isso foi só o começo, à medida que eu estudava descobria informações que me enchia de orgulho sobre nossa pequena Santa Teresa, como o fato de possuirmos a maior cobertura proporcional de mata atlântica do estado, ser símbolo de preservação, de ser a terra de Augusto Ruschi, patrono da ecologia do Brasil, responsável por toda essa riqueza preservada que temos.
STN – Você foi convidada a lançar uma campanha pelo plantio de árvores?
Sim. Recentemente fui convidada pelo Carlos Humberto de Oliveira e Nilton Broseghini para lançar a campanha nacional Primavera Ambiental Plantadores de Árvores. Me elegeram a garota Primavera Ambiental em homenagem ao movimento Plantadores de Árvores, (risos). Aceitei imediatamente, amei a oportunidade de poder ajudar uma causa tão nobre, um projeto tão relevante, sobretudo nesse tempo Por isso convido a todos a participarem desse movimento plantando uma árvore e contribuindo com a sensibilização ecológica
STN – Qual a visão que você têm do seu município?
Sei que somos o berço da italianidade no Brasil, terra do patrono da ecologia, que somos uma região produtora de água, que possuímos 2 reservas, 2 parques e 1 museu de biologia, possuímos nascentes das 4 principais bacias hidrográficas que alimentam com água potável os municípios da região metropolitana de Vitória. Não obstante, com o passar do tempo, também me chegaram informações preocupantes sobre o futuro de nossa terra. A invasão dos eucaliptos, a invasão das áreas de preservação e a destruição da floresta. Tudo isso me enche de incertezas e angústias. Qual o futuro de nossa terra, se não abrirmos os olhos para essa realidade. Essas preocupações que incentivaram a abraçar essa bandeira com mais ênfase.
STN – O que tem maior valor para você?
A família. Aprendi com a minha, o valor dos diálogos, da verdade, amor, afeto e carinho. E em relação a natureza, usufruir com responsabilidade.
STN – Sonho?
Meu sonho em relação ao futuro é a felicidade de todos em um mundo de harmonia, preservado como já foi um dia.