Modelando reciclagens
Concorrendo por Santa Teresa com uma obra mista de madeira, galhos, juta, argila, casca de bambu, barro, lacre de embalagem, paina, retalhos de tecidos, isopor e papel, a artesã carioca Aline Leal se concentra nos últimos detalhes. No ano passado, Aline ficou em 5º lugar.
Muita expectativa em torno da 2ª Exposição de Presépios de Santa Teresa que tem início no dia 04 e vai até o dia 26 de dezembro. Ao visitar, leve um quilo de alimento não perecível para ajudar as famílias carentes do município.
Esse ano o concurso que dá origem à exposição, foi aberta para todo o estado. Ao todo,18 trabalhos inscritos, 8 de Santa Teresa, 8 de Vitória, 1 de Aracruz e 1 de Cariacica.
STN – O que você acha do Concurso?
Aline – Quando a cidade se empenha em abrir caminho à cultura da tradição, folclore e outros aspectos importantes, o artista participa do chamado, tudo se desenvolve, seja a Secretária de Turismo e Cultura, seja a parte empreendedora ou moradores. Estamos revelando a nossa identidade cultural.
STN – Qual a importância de promover o presépio, símbolo do Natal?
Aline – Jesus Cristo foi o propagador da fé, do amor ao próximo, da comunhão, almejava um mundo mais igualitário conduzido ao crescimento interior, à bondade e o respeito. Penso que Natal é crescimento, reflexão, união e a busca de um mundo melhor. Celebrar o nascimento de quem muito lutou e morreu por nós.
O Presépio me faz lembrar tempos em que na minha família havia união, e sem isso, de fato não existe Natal. Recriá-lo é recordar, gostaria que as pessoas pudessem compreender este poder da união.
STN – O que te motivou a participar?
Aline – Poder mostrar o meu trabalho e também me manter na atividade, pois meus entes queridos que não estão mais presentes, certamente estariam felizes por eu estar levando adiante o legado de dons adquiridos em família.