Meio AmbienteSlide

Momento Natureza – Ciência cidadã na preservação dos anfíbios de bromélia da Mata Atlântica

55-edited Momento Natureza - Ciência cidadã na preservação dos anfíbios de bromélia da Mata Atlântica

Por Cássio Zocca – Biólogo, Mestre em Ecologia de Ecossistemas. Bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), Santa Teresa/ES.

O que você acha de participar de um projeto de ciência cidadã e colaborar para a conservação dos anfíbios de bromélia? É isso mesmo!! A ciência cidadã tem produzido grande quantidade de dados sobre a biodiversidade, nos permitindo compreender variações ao longo do tempo e espaço, e auxiliando na elaboração de práticas de manejo e conservação. No entanto, obter essa compreensão pode ser difícil, permanecendo escassos dados para grande parte dos organismos da Mata Atlântica.

Os Projetos de ciência cidadã permitem ao público colaborar enviando dados de diversas localidades num curto espaço de tempo, aumentando a área e eficácia da pesquisa. Além disso, hoje as mídias sociais têm sido fortes aliadas para a conservação, inspirando cada vez mais pessoas a procurar e registrar anfíbios, conectando observadores em todo o mundo, melhorando a compreensão sobre a biodiversidade.

prjeto-bro-1024x681 Momento Natureza - Ciência cidadã na preservação dos anfíbios de bromélia da Mata Atlântica
Foto por Cássio Zocca

Neste contexto, o Projeto Bromeligenous em parceria com o Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma) lançaram uma iniciativa de ciência cidadã no intuito de engajar voluntários na busca pelos anfíbios de bromélia da Mata Atlântica. Desde 2012 o Projeto Bromeligenous tem desenvolvido engajamento comunitário no município de Santa Teresa, através de visitas às residências, bate-papos e distribuição de material educativo sobre anfíbios de bromélia. Atualmente o projeto conta com a participação de cidadãos voluntários que contribuem com registros de espécies de anfíbios encontrados em suas localidades. Os voluntários interessados no projeto de ciência cidadã têm sido orientados a procurar e registrar os anfíbios em suas bromélias por meio de fotografia ou gravando 30 segundos de áudio, e em seguida, enviando-os ao Projeto Bromeligenous (27 99923-1824) ou para o appiNaturalist(https://www.inaturalist.org/projects/projeto-bromeligenous). Até o momento 34 espécies de anfíbios anuros já foram registradas pelos cidadãos voluntários de 55 localidades, incluindo espécies candidatas a entrarem em listas de espécies ameaçadas, como Phyllodytes kautskyi, classificada como Quase Ameaçada na lista de espécies ameaçadas de extinção do Espírito Santo.

52-1 Momento Natureza - Ciência cidadã na preservação dos anfíbios de bromélia da Mata Atlântica

Foto por Gabriel Luiz

Você sabia?

Que em todo o mundo os sapos, rãs e pererecas estão desaparecendo devido à perda de habitat? As causas são mudanças climáticas e poluição, é um dos grupos mais ameaçados. Além disso, a falta de informações torna ainda mais difícil o manejo destas espécies e seus habitats. Trabalhar com uma rede de colaboradores utilizando as mídias sociais permite saber quais espécies de anfíbios de bromélia vivem em sua localidade, além de revelar quais bromélias estão sendo utilizadas por eles. Você gostaria de se tornar um cidadão cientista indo a campo, enviando dados e ajudando na conservação dos anfíbios de bromélia? Junte-se a nós e venha fazer ciência cidadã, monitorando os anfíbios de bromélia da sua casa!

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408